Brasil

Lula critica pedidos de anistia para réus dos atos de 8 de Janeiro

Para presidente, solicitação é atestado de culpa de envolvidos

Escrito por Meon

05 FEV 2025 - 17H30

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou contra os pedidos de anistia para os réus dos atos de 8 de janeiro de 2023. Em entrevista a rádios de Minas Gerais, Lula afirmou que os envolvidos deveriam confiar em sua inocência em vez de solicitar perdão antes mesmo do fim do julgamento.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

“Nem terminou o processo e as pessoas já querem anistia. Ou seja, elas não acreditam que são inocentes. Elas deveriam acreditar que são inocentes e não ficar pedindo anistia antes de o juiz determinar qual será a punição ou se haverá punição”, declarou o presidente.

Projeto de anistia no Congresso

Deputados da oposição articulam a votação de um projeto de lei que propõe conceder anistia aos investigados pelos ataques contra as sedes dos Três Poderes. A proposta enfrenta resistência da base governista, que tenta barrar sua tramitação.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou em entrevista à CNN que ainda não há uma decisão sobre pautar o projeto. “Nós vamos tratar esse assunto com muito cuidado. Não há uma decisão tomada sobre pautar ou não pautar, vamos ouvir os partidos”, disse Motta.

Enquanto a oposição busca apoio para a aprovação da proposta, há tentativas de ampliar o alcance da anistia para incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), permitindo que ele recupere seus direitos políticos e volte a ser elegível. O tema segue gerando intensos debates no Congresso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.