Léo Batista morreu neste domingo (19), no Rio de Janeiro, aos 92 anos, em decorrência de um câncer no pâncreas. Tido como um dos pioneiros da TV brasileira, ele marcou seu nome e sua voz na história da comunicação, principalmente no jornalismo esportivo, numa carreira com mais de 70 anos.
Início
Léo deu seus primeiros passos na comunicação na Rádio Birigui, no interior de São Paulo, e depois passou por diversas outras rádios, muitas delas montadas ainda com sistemas de alto-falantes. Pouco tempo passou, e ele já participava da elaboração de noticiários e resenhas esportivas, criados com base em boletins informativos da BBC, da Rádio Belgrano, de Buenos Aires, e da Voz da América.
Nascido em Cordeirópolis, no interior de São Paulo, João Baptista Belinaso Neto se mudou para o Rio de Janeiro em 1952. Por lá, deu início à sua carreira profissional na Rádio Globo, onde, por sugestão do chefe Luiz Mendes, que não achava seu nome sonoro, se tornou Léo Batista. Posteriormente, migrou de área, trabalhou na TV Rio e depois voltou para a Rede Globo, em 1970, atuando na TV, em diversos programas icônicos.
Marcante
O jornalista se destacou na apresentação do “Jornal Hoje”, “Globo Esporte”, “Esporte Espetacular”, e marcou época no quadro “Gols do Fantástico” ao lado da inesquecível “zebrinha”, personagem idealizada pelo próprio Léo Batista.
Sua ampla versatilidade nas áreas de atuação o colocou no meio de episódios históricos, por exemplo, ao ser o primeiro locutor que noticiou a morte do presidente Getúlio Vargas, em 1954. Ele foi o primeiro narrador a transmitir surfe e Fórmula 1 na TV brasileira.
Na Rede Globo, esteve na cobertura de praticamente todas as Copas do Mundo a partir de 1974, quando foi escalado para acompanhar a Seleção na Alemanha. Também cobriu diversas edições de Jogos Olímpicos.
Nova era
Já no fim de 2017, Léo Batista estreou o "Canal do Seu Léo" no "Globo Esporte", onde contava bastidores e curiosidades sobre a cobertura esportiva. Dali para frente, nesta fase como youtuber, passou a analisar jogos da Libertadores e Brasileirão, também participando do "Central da Copa".
Além de seguir na apresentação dos gols no "Globo Esporte", Léo também participava eventualmente de outros programas, como a celebração de 50 anos do "Fantástico", em 2023.
São José vence Taubaté no Clássico do Vale
Águia alcança a 1ª vitória na Série A2; Burro é lanterna
Pinda recebe mutirão de castração para pets
Ação começa nessa segunda-feira (20) e vai até 23 de janeiro
Cine Santana exibe as primeiras sessões de cinema do ano
Sessões são gratuitas e acontecem às 15h e 19h30
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.