O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota oficial desmentindo as acusações de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva teria se envolvido em uma ação de espionagem contra o Paraguai. A alegação é de que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) teria realizado uma operação para invadir computadores do país vizinho e acessar informações confidenciais sobre as negociações das tarifas da hidrelétrica de Itaipu, compartilhada entre os dois países.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
O Itamaraty esclareceu que o Paraguai é um parceiro histórico e membro do Mercosul, e que não há fundamento nas acusações. A nota ainda informou que, se alguma operação de espionagem tivesse ocorrido, ela teria sido autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, mas que foi anulada assim que a atual administração tomou conhecimento da situação em março de 2023.
O governo paraguaio reagiu com preocupação à notícia. O ministro da Indústria e Comércio paraguaio afirmou que o caso está sendo tratado com grande seriedade, classificando-o como algo sem precedentes.
O chanceler paraguaio mencionou que o país já havia sido alvo de ataques hackers por organismos de outros países, incluindo entidades chinesas, e destacou que está trabalhando para reforçar a segurança cibernética com a ajuda dos Estados Unidos e Taiwan. No entanto, ele afirmou não ter evidências de que o Brasil estivesse envolvido no suposto ataque.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
O governo brasileiro, por sua vez, reafirmou seu compromisso com o respeito às relações diplomáticas e ao diálogo transparente com o Paraguai. Até o momento, a ABIN não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Previsão do tempo em São José nesta quarta-feira (2)
Temperatura varia entre 19°C e 31°C, com sol pela manhã e grande chance de chuva à tarde
Senado aprova projeto de retaliação comercial do Brasil
O projeto de lei recebeu apoio unânime e segue para a Câmara
Macron expressa solidariedade à Dinamarca
Apoio foi devido a disputa dos EUA sobre a Groenlândia
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.