A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um novo alerta nesta sexta-feira (26) sobre o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, com destaque para as internações por Influenza A. Segundo o Boletim InfoGripe, o crescimento tem sido registrado nas últimas seis semanas em 13 estados e no Distrito Federal.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Os estados em alerta são: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
O estudo aponta que a principal causa de hospitalização continua sendo o vírus sincicial respiratório (VSR), que atinge principalmente crianças pequenas. Há também aumento de casos de rinovírus em crianças maiores e adolescentes. Já a Influenza A tem avançado em todas as faixas etárias, o que eleva a preocupação dos especialistas.
Entre os casos positivos de SRAG nas últimas quatro semanas, 56,9% foram provocados pelo VSR, 25,5% por rinovírus, 15,7% por Influenza A, 3,9% por Covid-19 e 1% por Influenza B. No total de mortes por causas respiratórias, o coronavírus ainda lidera com 35,7%, seguido da Influenza A (30,4%) e rinovírus (16,1%).
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, destaca que o momento é de reforçar os cuidados preventivos, como a vacinação contra a gripe e o uso de máscaras em ambientes com muitas pessoas. Ela lembra também da importância da etiqueta respiratória, como cobrir a boca ao tossir, evitar contato físico e manter a higiene das mãos.
Governo amplia prazo para pedir isenção da taxa do Enem
Data final agora é 2 de maio
INSS cancela descontos não autorizados
Interrupção será de forma automática
Justiça garante funcionamento da Fundação Casa em São José
Acordo garante continuidade da unidade de semiliberdade por mais 2 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.