Os brasileiros continuam enfrentando dificuldades com o alto custo dos alimentos, uma preocupação que persiste e desafia o governo federal. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou 0,64% em março, desacelerando em relação a fevereiro (1,23%). No entanto, o grupo de alimentos e bebidas avançou 1,09%, respondendo por 0,24 ponto percentual do índice no mês. No acumulado de 12 meses até março, a alta é de 7,42%, superior aos 5,26% registrados pelo IPCA-15 no mesmo período.
Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Especialistas apontam que eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e secas prolongadas, têm impactado diretamente a produção agrícola, reduzindo a oferta de produtos e elevando os preços. Além disso, a valorização do dólar em 2024 encareceu insumos agrícolas importados, como fertilizantes e defensivos, pressionando ainda mais os custos de produção. A demanda aquecida, tanto no mercado interno quanto externo, também contribui para a manutenção dos preços elevados.
Receba mais notícias em nosso WhatsApp, entre no grupo!
Aposta de Cruzeiro acerta as seis dezenas da Mega e ganha R$ 59 milhões
Próximo sorteio será na terça (8) e pagará R$ 25 milhões
Chuvas: Angra dos Reis e Petrópolis decretam estado de emergência
Centenas de pessoas estão desalojadas
Joseense perde para o Paulista na série A4
Derrota em casa põe fim ao sonho do acesso
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.