Em apenas um mês, a Receita Federal já contabilizou quase 14 milhões de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Até as 17h desta quinta-feira (17), o número chegou a 13.787.978, o que corresponde a 29,84% do total esperado para este ano.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A Receita também informou que 74,2% das declarações entregues até agora terão direito à restituição, 14,3% terão que pagar imposto e 11,4% não terão nem imposto a pagar nem a receber. A maioria das declarações foi feita por meio do programa de computador (83,4%), mas 10,1% usaram o preenchimento online, e 6,5% optaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
Declaração pré-preenchida facilita o processo
Cerca de 45,2% dos contribuintes escolheram a versão pré-preenchida da declaração, que já vem com informações importadas. O declarante só precisa revisar ou corrigir os dados. Além disso, 56,9% dos contribuintes optaram pelo desconto simplificado, que torna o processo mais rápido.
Desde que a opção de declaração pré-preenchida foi disponibilizada, em abril, já foram entregues 8.410.267 documentos. A greve dos auditores fiscais da Receita causou um pequeno atraso na atualização dos dados da declaração.
Prazo final se aproxima
O prazo final para enviar a declaração é 30 de maio, até as 23h59min59s. O atraso na entrega pode resultar em multa. A Receita espera receber 46,2 milhões de declarações em 2025, um aumento de cerca de 7% em comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Estão obrigados a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 ou teve receita bruta superior a R$ 169.440 com atividade rural. Quem recebeu até dois salários mínimos mensais em 2024 está dispensado, exceto se se enquadrar em outra exigência.
Farma Conde Basketball é derrotado pelo Pato Basquete
Time joseense terminou na nona colocação
SJC: Piscinas públicas funcionarão durante feriados prolongados
Confira locais e horários
Governo Trump altera história do surgimento da Covid-19
Plataforma oficial dos EUA lança nova versão de origem do coronavírus
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.