Vocês sabiam que o Halloween – ou dia das bruxas - não é uma data americana e sim inglesa? Na verdade, a origem vem do povo Celta.
+ Leia mais notícias da Brasil
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
Para começar, seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" significa um termo antigo para "santo", e "eve" é "véspera". A tradução ao pé da letra é "Véspera de Todos os Santos". Até o século XVI, essa frase era usada na noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Apesar disso, hoje em dia, o nome tem outro significado e este é bem mais moderno.
Historiadores falam que, desde o século XVIII, a festividade se tornou um festival pagão. O tema se tornou diferente, se chamando Halloween: o festival Celta de Samhain, que traduzindo é "fim do verão".
Na teoria dos historiadores, o evento durava três dias e começava justamente no dia 31 de outubro. Os estudos apontam que era uma homenagem ao "Rei dos mortos". Uma análise ainda mais recente destaca que o Samhain tinha entre suas maiores marcas a fogueira, e comemorava a abundância de comida após a época de colheita. Além disso, para afastar os espíritos, as pessoas acendiam fogueiras e muitas utilizavam máscaras para não serem reconhecidos.
A comemoração, a linguagem e o significado do festival de outubro mudavam conforme a região.
A verdade é que, anos antes disso tudo, no século VIII, o papa Gregório III mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio para 1º de novembro, a data do Samhain.
O motivo? Não se sabe.
Mas, seja lá o que levou a essa decisão, a mudança para a nova data fez com que a celebração cristã dos santos e a do Samhain fossem unidas. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando.
O Halloween que conhecemos atualmente veio mesmo dos Estados Unidos, que recebeu essa festa no século XIX por imigrantes irlandeses. A frase "doces ou travessuras?" faz parte da cultura estadunidense assim como as guloseimas, fantasias e até a decoração.
Mas as decorações são resquícios das culturas antigas. Por exemplo, conforme a lenda irlandesa, as abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminhos dos mortos, e zumbis são cadáveres em busca de vingança.
Saci
O interessante é que, desde 2003, temos algo a mais para celebrar aqui no Brasil. Para quem não sabe, dia 31 de outubro também é dia do Saci.
O termo vem do tupi, originalmente se falava sa'si e era relacionado a um pássaro. Entretanto, de acordo com o nosso folclore, é relatado que era um menino travesso, porém protetor das plantas, negro, e que anda por aí com uma perna só.
Segundo as estórias mais relatadas, as suas principais travessuras são fazer tranças no rabo dos animais durante a noite, esconder objetos, assobiar de maneira muito estridente para assustar os viajantes, trocar o recipiente de sal pelo de açúcar e até distrair as cozinheiras para elas queimarem a comida.
Seja como for, essa festa anda fazendo alegria das crianças brasileiras que, aos poucos, estão aderindo essa cultura e, ao mesmo tempo, conhecendo um pouco do nosso folclore.
E você, gosta de comemorar alguma dessas festividades?
Por: Hellen Gama/Jornalista do Meon
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.