O governo federal anunciou nesta quarta-feira (15) que revogará a medida que ampliaria o monitoramento das transações realizadas pelo Pix. A decisão foi tomada após uma série de notícias falsas, que causaram grande confusão e pânico na população, especialmente entre os mais vulneráveis. Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, explicou que a medida foi distorcida por criminosos, gerando pânico e desinformação.
“Vamos revogar a norma que ampliava o monitoramento das movimentações financeiras. O ato foi distorcido de forma irresponsável, o que causou grande preocupação entre os brasileiros. Nossa intenção é corrigir o mal-entendido e garantir a continuidade do trabalho do Fisco sem prejudicar a população”, afirmou Barreirinhas.
O secretário também destacou que a revogação visa impedir o uso da medida por golpistas, que se aproveitaram do cenário de incerteza para aplicar fraudes, como a emissão de boletos falsos com o nome da Receita Federal.
A revogação abre caminho para a apresentação de uma Medida Provisória (MP), que será assinada em breve pelo Ministério da Fazenda, com o objetivo de regulamentar o uso do Pix de forma mais clara e segura. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a MP fortalecerá a proteção ao sigilo bancário e garantirá que o uso do Pix continue sendo gratuito para os cidadãos.
A medida de monitoramento anunciada inicialmente buscava incluir um maior número de instituições financeiras no radar da Receita Federal, como bancos, plataformas de pagamento e grandes varejistas, para fiscalizar transações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas. No entanto, a medida gerou confusão, com rumores de que seriam aplicadas novas taxas e impostos sobre o uso do sistema, o que não era a intenção do governo.
O ministro Haddad afirmou que, com a revogação, o governo manterá o foco em soluções mais transparentes e eficazes para combater crimes financeiros, respeitando os direitos do cidadão e preservando a gratuidade e o sigilo das transações feitas via Pix.
SJC: Feira de Empregos oferece mais de mil vagas, neste fim de semana
Evento no Vale Sul segue até domingo (27)
SP bate recorde de visitantes estrangeiros no 1º trimestre do ano
Foram mais de 800 mil turistas de fora do país
SJC: Mostra Abril pra Dança começa neste domingo (27)
A reserva de ingressos é gratuita
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.