O governo federal lançou nesta quinta-feira (17) o Cadastro Nacional de Animais Domésticos, que permitirá a emissão gratuita de um RG digital para cães e gatos em todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo reforçar o controle de zoonoses, combater o abandono e os maus-tratos, além de facilitar a localização de animais perdidos.
O registro será feito pela plataforma Gov.br, onde os tutores deverão fornecer informações pessoais e dados do animal, como raça, idade, histórico de vacinas e doenças. A carteirinha digital incluirá a foto do pet e um QR Code, que poderá ser impresso e fixado na coleira. A adesão é voluntária, exceto para tutores que utilizam recursos federais para ações como castração e chipagem.
Receba mais notícias em nosso WhatsApp, entre no grupo!
O sistema está em fase final de testes e deve ser disponibilizado em breve. Tutores que já implantaram microchip em seus animais deverão incluir essa informação no cadastro. Atualizações são obrigatórias em casos de venda, doação ou falecimento do pet. O governo esclareceu que não haverá cobrança de taxas ou impostos relacionados à posse dos animais.
Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp.
Farma Conde Basketball é derrotado pelo Pato Basquete
Time joseense terminou na nona colocação
SJC: Piscinas públicas funcionarão durante feriados prolongados
Confira locais e horários
Governo Trump altera história do surgimento da Covid-19
Plataforma oficial dos EUA lança nova versão de origem do coronavírus
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.