O governo anunciou, nesta quarta-feira (5), a ampliação do prazo para pagamento dos empréstimos consignados dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). A medida, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (6), estende o prazo de pagamento de 86 para 96 meses, proporcionando mais tempo para que os beneficiários possam quitar seus débitos.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, explicou que a decisão foi tomada após análise do “aperto financeiro” enfrentado por muitas pessoas. A ampliação do prazo foi testada “virtualmente” pelo ministério, e a medida já entra em vigor imediatamente. Lupi destacou que essa mudança deve oferecer um alívio para aposentados e pensionistas, facilitando o pagamento das parcelas do empréstimo.
Em relação a uma possível alteração no teto de juros do consignado, Lupi afirmou que as taxas oferecidas pelo INSS não estão diretamente ligadas às taxas definidas pelo Banco Central. Atualmente, o teto de juros do consignado do INSS é de 1,8% ao mês. O ministro explicou que o consignado tem uma taxa de inadimplência muito baixa em comparação com o mercado comum, o que justifica a manutenção das condições mais favoráveis para os aposentados e pensionistas.
Essa ampliação do prazo visa melhorar a capacidade de pagamento dos beneficiários, aliviando as dificuldades financeiras enfrentadas por muitos aposentados.
SJC: Assalto é registrado por câmera de segurança
Mulher tem bicicleta roubada por homem armado com faca
Endrick recebe propostas de sete clubes europeus
Negociações foram rejeitadas pelo Real Madrid
Alunos da UFU conquistam prêmio da Nasa
Premiação foi pelo projeto de detecção sísmica em Marte e Lua
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.