Brasil

Governo ajusta taxa de juros do empréstimo consignado do INSS

Novo limite de juros para os empréstimos passa a ser de 1,8% ao mês

Escrito por Meon

09 JAN 2025 - 19H07 (Atualizada em 09 JAN 2025 - 19H28)

Reprodução

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) anunciou, nesta quinta-feira (9), o aumento no teto da taxa de juros para os empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do INSS. A nova taxa passa de 1,66% para 1,8% ao mês, um ajuste realizado após a insatisfação das instituições bancárias com o limite anterior.

Com o cenário de alta na taxa básica de juros no Brasil, vários bancos afirmaram que as condições anteriores não eram mais sustentáveis, com alguns deles até suspendendo a oferta de crédito consignado aos beneficiários do INSS. Embora os bancos tenham solicitado um teto mais elevado, de 1,99%, o governo optou por estabelecer 1,8% ao mês, valor que foi aceito pelo CNPS.

Vale lembrar que, em maio de 2024, o CNPS havia reduzido o limite de juros para 1,66% ao mês, refletindo a queda da Selic naquele momento. Em novembro, a Associação Brasileira de Bancos levou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a autoridade do CNPS sobre esse tipo de decisão. Atualmente, o INSS contabiliza cerca de 44 milhões de contratos de empréstimos consignados ativos, conforme informações do portal de transparência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.