Brasil

Governador do Pará reforça apoio à COP30

Político destaca liderança do Brasil na agenda ambiental

Escrito por Meon

29 MAR 2025 - 16H00

reprodução

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou nesta sexta-feira (28) que o estado está totalmente empenhado em apoiar o governo federal para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será sediada em Belém. Em entrevista à CNN, ele destacou que o objetivo é “entregar uma cidade ainda melhor para o evento”, com infraestrutura e ações concretas voltadas para a sustentabilidade.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

“O Pará estará de portas abertas, apoiando todas as ações do governo federal para que possamos fazer dessa COP uma COP de resultados concretos”, declarou Barbalho. Ele também ressaltou que o Brasil, devido à sua matriz energética renovável e à preservação da Amazônia, tem toda a autoridade e legitimidade para liderar a agenda ambiental global. “O Brasil tem um papel fundamental no combate às mudanças climáticas, e o presidente Lula é um líder global nessa causa”, afirmou.

Barbalho se mostrou otimista quanto à presença do governo dos Estados Unidos na COP30, apesar da retirada do país do Acordo de Paris durante a presidência de Donald Trump. O governador acredita que, embora os EUA tenham saído do acordo, o país permanecerá ativo nas negociações, dado seu status como membro da Conferência das Partes.

"Tenho confiança de que os Estados Unidos estarão presentes na COP30, mesmo com a saída do Acordo de Paris", afirmou. Ele ainda observou que as empresas privadas americanas devem assumir uma postura mais ativa no financiamento climático, dado o papel limitado do governo dos EUA nesse setor.

+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

Helder Barbalho concluiu destacando a importância de envolver todos os setores da sociedade na COP30. “Precisamos de um evento com a participação de governo, iniciativa privada, organizações não governamentais e a comunidade científica, para que possamos alcançar resultados efetivos”, concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.