A Fuvest, responsável pelo vestibular da USP, anunciou importantes modificações no formato do exame a partir de 2025. A principal novidade é a inclusão de novas disciplinas, como filosofia, sociologia, arte e educação física, que antes eram abordadas apenas em interpretação de texto, mas agora passarão a ser cobradas diretamente nas provas.
O objetivo dessas mudanças, segundo Gustavo Monaco, diretor-executivo da Fuvest, é promover uma maior integração entre as áreas do conhecimento, incentivando uma abordagem interdisciplinar. Isso significa que os candidatos precisarão demonstrar a capacidade de conectar temas de diferentes matérias, como biologia, química e física, além de aplicá-los de forma prática. A ideia é que os estudantes vejam essas áreas como interligadas e capazes de ser usadas na vida cotidiana.
Outra alteração importante é a reformulação do programa do vestibular, que agora passa a indicar de forma clara as competências e habilidades esperadas dos candidatos. “Essa mudança trará mais transparência, tanto para os estudantes quanto para as escolas, que saberão exatamente o que esperamos deles”, afirmou Monaco. A Fuvest também buscará, com essas mudanças, fazer com que as escolas se dediquem mais ao desenvolvimento de habilidades de forma integrada.
Além das novidades no conteúdo, a Fuvest também pode alterar o formato da redação. Embora a dissertação tradicional ainda seja a principal exigência, o exame poderá incluir outros tipos de textos a partir de 2025. Essa flexibilidade visa oferecer uma avaliação mais abrangente da capacidade do candidato de se expressar de diferentes maneiras.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.