A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, tornou-se oficialmente a pessoa mais velha do mundo, de acordo com o grupo de pesquisa LongeviQuest, especializado no monitoramento de supercentenários.
Nascida em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis (RS), Inah passou a ocupar o posto após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, que morreu em 29 de dezembro de 2024, aos 116 anos, conforme comunicado da prefeitura de Ashiya, cidade onde residia.
Inah vive atualmente na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, e mantém uma rotina disciplinada, com horários fixos para acordar, se alimentar e rezar. Em uma entrevista no Dia do Idoso, em outubro de 2024, a freira brincou ao ser questionada sobre sua idade, afirmando com bom humor: “Poucos anos. 116.”
Sua trajetória de vida é marcada pela dedicação à religião e à educação. Filha de uma família com seis irmãos, ingressou na vida religiosa aos 16 anos, no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Em 1928, fez seus votos como freira em Montevidéu, no Uruguai, e retornou ao Brasil em 1930 para lecionar português e matemática em uma escola no Rio de Janeiro. Durante as décadas seguintes, continuou lecionando e vivendo uma vida dedicada à fé.
Justiça garante funcionamento da Fundação Casa em São José
Acordo garante continuidade da unidade de semiliberdade por mais 2 anos
Fim de semana terá interdições em ruas de Taubaté
Eventos culturais, religiosos e esportivos vão alterar o trânsito
São José enfrenta Taubaté pelo Brasileirão A2 Feminino
Partida ocorre neste sábado (26), às 15h, no Joaquinzão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.