Brasil

Expedição redescobre plantas consideradas extintas em SP

Pesquisadores localizam duas espécies de plantas nativas extintas e 18 ameaçadas de extinção no Parque Lagamar, litoral sul paulista.

Escrito por Meon

19 OUT 2024 - 12H00

reprodução

Uma expedição realizada por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) no Parque Estadual Lagamar de Cananeia, no litoral sul de São Paulo, resultou na redescoberta de duas espécies de plantas nativas consideradas extintas e outras 18 em risco de desaparecimento.

Durante a pesquisa, os cientistas registraram características da flora local e se depararam com exemplares da Myrcia loranthifolia e da Peperomia diaphanoides, ambas previamente classificadas como extintas no estado. As plantas foram encontradas em uma área preservada da restinga, que é a vegetação costeira típica da região.

A Myrcia loranthifolia é um arbusto de porte considerável, pertencente à mesma família da jabuticaba e da pitanga, enquanto a Peperomia diaphanoides é uma erva epífita, que cresce sobre outras árvores. Para acessar essa última, a equipe precisou contar com um especialista em escalada de árvores. Além dessas, os pesquisadores documentaram 18 espécies nativas listadas como ameaçadas nas categorias de perigo, vulnerável e criticamente em perigo.

Claudio de Moura, pesquisador do IPA e um dos responsáveis pelo estudo, destacou a importância das unidades de conservação para a proteção das espécies: "Acontecimentos assim mostram o nível de desconhecimento que existe sobre a nossa flora. Deve haver várias outras espécies na mesma situação."

Durante a expedição, foram levantadas 540 espécies de plantas vasculares no parque, que abrange mais de 40 mil hectares e é parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga. O Parque Estadual Lagamar se destaca por preservar vastas áreas de vegetação natural, essencial para a conservação da biodiversidade paulista e da Mata Atlântica.

O estudo foi publicado em julho na revista Hoehnea, um dos periódicos do IPA. O bioma da Mata Atlântica é um dos mais ricos em diversidade, mas enfrenta grandes pressões humanas que aumentam o risco de extinção de suas espécies.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.