Brasil

Estudo revela agrotóxicos em alimentos ultraprocessados

A pesquisa do Idec mostra que produtos populares contêm pesticidas

Escrito por Meon

31 JAN 2025 - 19H30

reprodução

A terceira edição da pesquisa “Tem Veneno Nesse Pacote”, realizada pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), revelou a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos ultraprocessados amplamente consumidos no Brasil. O estudo destacou que diversos itens, como biscoitos e macarrão instantâneo, contêm substâncias químicas que podem afetar a saúde a longo prazo, com o glifosato sendo o mais prevalente entre os pesticidas encontrados.

+Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

No topo da lista, ficaram os biscoitos maizena das marcas Marilan e Triunfo, ambos com resíduos de quatro agrotóxicos diferentes. Em seguida, produtos como hambúrguer e empanado à base de plantas da Sadia, macarrão instantâneo das marcas Nissin e Renata, e o bolo pronto Ana Maria, cada um contendo três tipos de agrotóxicos. O empanado Sadia também apareceu entre os mais contaminados, com dois agrotóxicos.

O glifosato, o herbicida mais utilizado no mundo, foi identificado em sete das 24 amostras testadas. Considerado "provavelmente carcinogênico" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o glifosato tem sido associado a vários problemas de saúde, como alterações hormonais e danos à microbiota intestinal. Isso pode afetar diretamente a função da tireoide, uma vez que a saúde intestinal desempenha um papel fundamental na regulação hormonal, incluindo a produção de hormônios tireoidianos.

Pesquisas recentes apontam que desequilíbrios na microbiota intestinal, conhecidos como disbiose, podem estar ligados a doenças como a tireoidite de Hashimoto, hipertireoidismo de Graves, câncer de tireoide e outros distúrbios relacionados à glândula. Esses problemas podem se manifestar silenciosamente, à medida que a ingestão regular de alimentos contaminados vai impactando a saúde ao longo do tempo.

O estudo destaca a importância de mudanças alimentares e a conscientização sobre os riscos que certos alimentos podem representar. Pequenas escolhas no dia a dia podem ser decisivas para melhorar a saúde da tireoide e evitar problemas maiores no futuro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.