Por Caroline Corrêa Em Brasil Atualizada em 16 JUN 2020 - 18H55

Estado de São Paulo soma mais de 1300 obras paralisadas ou atrasadas em 2020

Levantamento foi feito pelo TCE entre janeiro e abril; 85% são empreendimentos municipais

Divulgação/TCESP
Divulgação/TCESP


O Estado de São Paulo fechou o primeiro trimestre do ano com 1.309 obras atrasadas ou paradas, que somam mais de R$ 48 bilhões de reais. Os dados foram divulgados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). No mesmo período do ano passado, foram registradas 1.412 obras atrasadas ou paradas.

Com base em dados colhidos pela Corte de Contas, de janeiro a abril, 655 empreendimentos estão atrasados e 654 paralisados. São 1.119 obras municipais, representando 85%, enquanto 190 obras são de âmbito estadual. Os investimentos do Governo Federal abastecem 529 obras, enquanto o Tesouro do Estado é fruto de recursos para 428.

Segundo o TCESP, após um ano e meio de monitoramento, o setor com mais problemas é a Educação, líder das estatísticas de obras problemáticas no Estado. Seguida por equipamentos urbanos, como praças, quadras e similares, obras em vias urbanas e na área da saúde, como a construção de hospitais, postos de saúde, UBS, CAPS e similares.

De acordo com o TCESP, a cidade que apresenta mais obras paralisadas ou atrasadas na RMVale é Guaratinguetá no primeiro trimestre de 2020, sendo seis atrasadas e cinco paralisadas. Caçapava apresentou duas atrasadas e cinco paralisadas. Jacareí cinco obras atrasadas e três paralisadas nos três primeiros meses do ano e Taubaté teve quatro obras atrasadas.

No litoral norte, São Sebastião apresentou três obras atrasadas e quatro paralisadas no primeiro trimestre do ano, seguido por Ilhabela com uma obra atrasada e cinco paralisadas, Caraguá com três obras atrasadas e duas paralisadas e Ubatuba com três obras atrasadas/paralisadas.

Posicionamento

A Prefeitura de Taubaté informou que não há registros de atraso em obras por eventuais impactos do coronavírus. Atualmente, a cidade realizada as obras da Creche do Bardan, que está sendo feita pela Secretaria do Estado de São Paulo. A obra do AME está concluída, apenas em fase final de instalação de sistema de ar condicionado. Já a obra da rede Lucy Montoro está em andamento conforme cronograma reajustado com o Estado. O Governo do Estado está com licitação em andamento para selecionar a OS que vai administrar as unidades.

A obra de requalificação da SP-62 está com 81% de conclusão. Houve a inclusão de novos serviços no contrato, como a drenagem na região do hospital São Lucas além da implantação de calçadas e ciclovia desde o Santa Tereza até à região do Taubaté Shopping. O novo prazo de conclusão estabelecido ficou para outubro de 2020. Também há finalizações no sistema viário do Barreiro.

A Prefeitura de Jacareí informou à reportagem que gostaria da relação obra à obra para comentar sobre. Porém, o TCE apresenta um panorama geral através da plataforma de consulta, não foi possível ter acesso sobre quais eram as obras. 

A Prefeitura de São Sebastião informou que finalizou 10 obras nos últimos dois meses e mais de 150 serão entregues até o fim deste ano. As melhorias vão de Costa Norte à Costa Sul do município.

As outras prefeituras citadas na reportagem também foram procuradas mas não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Caroline Corrêa, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.