Brasil

Especialistas debatem estratégias para controle do câncer

O evento será na Assembleia Legislativa nesta segunda (24)

Escrito por Meon

24 ABR 2023 - 10H51

Divulgação/Alesp

Nesta segunda-feira (24) especialistas vão debater o presente e o futuro do câncer, na próxima edição do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, que ocorrerá das 15h às 17h15 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi      

O avanço da doença é preocupante. São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano no triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o tumor maligno predominante é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido por mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Nesse contexto, três cientistas apresentarão no evento um panorama sobre os estudos mais recentes na área de oncologia.

Um dos debatedores do evento, Victor Wünsch Filho, diretor-presidente da Fundação Oncocentro de São Paulo, os avanços serão resultado de um conjunto de ações que precisam ser implementadas ao mesmo tempo. Entre elas, estão a conscientização sobre a doença e seus fatores de risco, a detecção precoce, o investimento em pesquisas de novos tratamentos e aprimoramento dos existentes.

Pesquisadores e médicos concordam sobre a necessidade de aprimorar os métodos de rastreamento do câncer. A descoberta de que pessoas podem ter maior ou menor risco hereditário para desenvolver câncer tem motivado estudos nesse campo.

Os outros dois cientistas que vão participar do debate são: Leandro Machado Colli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), e Celso Darío Ramos, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Leandro lidera uma pesquisa para identificar pessoas com alto risco de câncer em idade precoce, a fim de individualizar o rastreamento de acordo com o risco de cada um e trabalha na área de imuno-oncologia. Já Celso Darío trará para o debate sua experiência no campo da medicina nuclear.

O debate será transmitido pelo canal da Alesp no YouTube. As inscrições podem ser feitas pela página do evento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.