Uma esmeralda de 69 quilos, avaliada em impressionantes R$ 1,13 bilhão, será leiloada nesta semana em Salvador, na Bahia. A pedra foi descoberta em Pindobaçu, cidade reconhecida como a "capital das esmeraldas" no interior do estado.
Descrita como uma canga de esmeralda de tonalidade verde musgo, a gema foi autenticada por um especialista certificado pelo Instituto Gemológico da América (GIA) em novembro de 2022. O leilão começará com um lance mínimo de R$ 100 milhões, atraindo atenção nacional e internacional.
Pindobaçu também foi o cenário de uma descoberta histórica em 2001, quando uma esmeralda de 380 quilos foi encontrada. Entretanto, a peça acabou contrabandeada para os Estados Unidos em 2005 e se tornou alvo de uma disputa judicial internacional. Guardada pelo Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles desde 2015, a gema de 380 quilos foi devolvida ao Brasil recentemente após anos de litígio entre o governo brasileiro e entidades americanas.
O caso da esmeralda contrabandeada trouxe à tona questões sobre a proteção e valorização dos recursos minerais do Brasil, enquanto o novo leilão reflete o potencial econômico e simbólico das riquezas naturais do país.
ONU aprova convocação de cúpula para criação de Estado palestino
EUA, Israel e Argentina são contra
Gerente do PCC é detido em Taubaté após exibir lucros do tráfico nas redes sociais
Identificado como "DG", ele comandava o ponto de venda de drogas
Filho do presidente do São José Futsal morre aos 35 anos
Thiago Murad Brandão era supervisor do time
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.