Brasil

Enem 2024 registra apenas 12 redações com nota máxima

O resultado marca o menor número de nota mil da década

Escrito por Meon

13 JAN 2025 - 14H30

Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 apresentou o menor número de redações com nota máxima nos últimos dez anos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13). Apenas 12 candidatos alcançaram a nota mil na redação, número inferior ao registrado em 2022, quando 18 estudantes atingiram a pontuação máxima após a pandemia.

Distribuição das redações nota mil

Os estados que registraram redações nota mil foram:

Alagoas

Ceará

Distrito Federal

Goiás

Maranhão

Pernambuco

Rio Grande do Norte

São Paulo

Rio de Janeiro

Minas Gerais

Entre eles, apenas Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação com a pontuação máxima; os demais estados registraram um único aluno com nota mil.

Perfil dos candidatos

Das 12 redações de destaque, 11 são de alunos de escolas particulares e apenas uma de estudante da rede pública. A desigualdade educacional segue refletida nos números, destacando o desafio de melhorar a qualidade do ensino público.

Tema e desempenho geral

O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, convidando os estudantes a discutir a importância do reconhecimento e preservação do legado africano na sociedade brasileira.

A proficiência média da redação foi de 660 pontos, marcando uma leve alta em comparação ao ano anterior, quando a média foi de 645 pontos.

Queda histórica

O resultado de 2024 marca o menor número de redações nota mil da década, um indicativo preocupante sobre os desafios enfrentados pelos estudantes. Segundo especialistas, a dificuldade do tema e os critérios rigorosos de correção podem ter contribuído para a redução nas pontuações máximas.

O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado para programas como o Sisu, Prouni e Fies. A queda no número de notas mil destaca a necessidade de aprimorar a preparação dos alunos, tanto na rede pública quanto na privada, para enfrentar as exigências do exame.

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