O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 apresentou o menor número de redações com nota máxima nos últimos dez anos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13). Apenas 12 candidatos alcançaram a nota mil na redação, número inferior ao registrado em 2022, quando 18 estudantes atingiram a pontuação máxima após a pandemia.
Distribuição das redações nota mil
Os estados que registraram redações nota mil foram:
Alagoas
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Pernambuco
Rio Grande do Norte
São Paulo
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Entre eles, apenas Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação com a pontuação máxima; os demais estados registraram um único aluno com nota mil.
Perfil dos candidatos
Das 12 redações de destaque, 11 são de alunos de escolas particulares e apenas uma de estudante da rede pública. A desigualdade educacional segue refletida nos números, destacando o desafio de melhorar a qualidade do ensino público.
Tema e desempenho geral
O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, convidando os estudantes a discutir a importância do reconhecimento e preservação do legado africano na sociedade brasileira.
A proficiência média da redação foi de 660 pontos, marcando uma leve alta em comparação ao ano anterior, quando a média foi de 645 pontos.
Queda histórica
O resultado de 2024 marca o menor número de redações nota mil da década, um indicativo preocupante sobre os desafios enfrentados pelos estudantes. Segundo especialistas, a dificuldade do tema e os critérios rigorosos de correção podem ter contribuído para a redução nas pontuações máximas.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado para programas como o Sisu, Prouni e Fies. A queda no número de notas mil destaca a necessidade de aprimorar a preparação dos alunos, tanto na rede pública quanto na privada, para enfrentar as exigências do exame.
SJC: Feira de Empregos oferece mais de mil vagas, neste fim de semana
Evento no Vale Sul segue até domingo (27)
SP bate recorde de visitantes estrangeiros no 1º trimestre do ano
Foram mais de 800 mil turistas de fora do país
SJC: Mostra Abril pra Dança começa neste domingo (27)
A reserva de ingressos é gratuita
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.