Brasil

Dólar recua para R$ 5,76, atingindo menor valor desde novembro

Moeda americana continua sua trajetória de queda

Escrito por Meon

12 FEV 2025 - 21H00

O dólar encerrou o pregão de hoje (12) cotado a R$ 5,7625, marcando o menor valor desde novembro de 2024, com uma leve queda de 0,08%. Este é o terceiro dia seguido de desvalorização da moeda norte-americana. O movimento de queda ocorreu mesmo diante da divulgação de um índice de preços ao consumidor (IPC) nos Estados Unidos superior ao esperado, que normalmente teria o efeito de impulsionar a moeda.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Analistas apontam que o comportamento do dólar pode estar ligado ao atual nível elevado da moeda e às recentes declarações de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central do Brasil. Durante um evento sobre política monetária, Galípolo falou sobre possíveis incertezas no cenário econômico dos EUA, incluindo o impacto das ameaças de Trump de aumentar tarifas sobre produtos importados. A expectativa é de que essas medidas possam pressionar os preços nos EUA e dificultar a manutenção de um ciclo de juros mais baixos pelo Federal Reserve (Fed).

Além disso, a postura mais firme do Banco Central brasileiro, que indicou um possível endurecimento da política monetária, também tem influenciado o mercado de câmbio. A expectativa é de que a Selic siga elevada, o que pode continuar a impactar a relação do real com o dólar.

No Brasil, o índice Bovespa (Ibovespa) também fechou em queda de 1,69%, para 124.380 pontos. O principal fator para essa retração foi o desempenho negativo do setor de serviços, que registrou uma queda de 0,5% em dezembro de 2024, acumulando uma perda de 1,9% nos dois últimos meses do ano. Apesar dessa queda recente, o setor teve uma alta de 3,1% ao longo de 2024.

No acumulado de 2025, o dólar já acumula perdas de 0,53% na semana, 1,28% no mês e 6,75% no ano, refletindo a valorização do real frente à moeda americana, enquanto o cenário internacional e as decisões do Banco Central seguem influenciando o mercado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.