Brasil

Distribuidoras de energia solicitam renovação de concessões por 30 anos

Aneel tem 60 dias para avaliar pedidos

Escrito por Meon

01 ABR 2025 - 13H30

Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na segunda-feira (31) que recebeu pedidos de renovação de concessão de 19 distribuidoras de energia elétrica cujos contratos expiram entre 2025 e 2031. Entre as empresas que solicitaram a prorrogação está a Enel, responsável pelo fornecimento de energia em diversos estados brasileiros.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

A Aneel tem um prazo de 60 dias para analisar as solicitações e verificar se as concessionárias atendem aos requisitos técnicos estabelecidos. Após essa etapa, a recomendação será enviada ao Ministério de Minas e Energia (MME), que terá 30 dias para tomar uma decisão e convocar as empresas para a assinatura dos novos contratos. Em seguida, as distribuidoras terão até 60 dias para formalizar os termos da renovação.

As regras para a prorrogação das concessões foram aprovadas em fevereiro e incluem critérios de sustentabilidade econômico-financeira e satisfação dos consumidores. Caso as exigências não sejam cumpridas, poderão ser aplicadas sanções às empresas.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI 

Confira algumas das distribuidoras que solicitaram a renovação e as respectivas datas de vencimento dos contratos:

Enel São Paulo (SP): 15/06/2028

Enel Rio (RJ): 09/12/2026

Enel Ceará (CE): 13/05/2028

EDP São Paulo (SP): 23/10/2028

Neoenergia Pernambuco (PE): 30/03/2030

O processo de renovação das concessões impacta diretamente os consumidores, pois define as condições operacionais e regulatórias que as empresas devem seguir nos próximos anos.

+ Leia mais notícias do Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.