Brasil

Dia do Radialista é celebrado neste 7 de novembro

Atividade tem 103 anos de existência

Escrito por Meon

07 NOV 2023 - 10H37 (Atualizada em 12 DEZ 2023 - 18H56)

Canvas

Vocês sabem que dia é hoje?

Nesta terça-feira (7), é comemorado o dia daquele que narra e produz programas para rádio, TV e internet. São 103 anos de trabalhadores que praticam várias funções sentados em um único lugar.

+ Leia mais notícias da Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Tudo começou em 1860, com James Maxwell, um escocês que descobriu que as ondas de rádio eram capazes de enviar som e fotos pelo ar. Apesar disso, foi somente em 1886 que essa solução foi apresentada por Heinrich Hertz.

As primeiras transmissões para entretenimento regulares, começaram em 1920 na Argentina e nos Estados Unidos.

Os primeiros receptores eram feitos com sulfeto de chumbo, os famosos bigodes de gato, usados para detectar os sinais de rádio, sendo ligados a aparelhos de cristal. Havia muita dificuldade para sintonizar as estações e, principalmente por esse obstáculo, a massificação do rádio ocorre somente após 1927.

No Brasil, a data foi instituída em 2006, em homenagem a Ary Barroso. Os profissionais da rádio também festejam no dia 21 de setembro, data criada em 1943, no primeiro mandato do presidente Getúlio Vargas, que sancionou uma Lei fixando o piso salarial da categoria. Apesar da mudança, os radialistas utilizam ainda hoje as duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio, que acontece 25 de setembro.

Para quem não sabe, Ary Barroso, nasceu 7 de novembro de 1903, em Ubá, interior de Minas Gerais. Foi cantor e o autor de “Aquarela do Brasil”, uma das músicas brasileiras mais populares de todos os tempos. Além disso, ele foi um dos primeiros radialistas do país. Por anos, trabalhou na “Rádio Tupy”, onde produziu e participou de vários programas e ainda foi locutor e cronista esportivo.

A história do rádio no Brasil começa com a primeira transmissão no país, que ocorreu em 1922 e foi feita por Edgard Roquete Pinto e Henry Moriza. Dessa forma, o acontecimento ocorreu na Exposição do Centenário da Independência. Durante o evento, os ouvintes acompanharam a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes.

Foi a Academia Brasileira de Ciências que abraçou o projeto e assim nasceu o rádio no país. Por outro lado, Recife recebeu sua primeira emissora também no mesmo ano, a Rádio Clube de Pernambuco.

A partir de 1927, o rádio passou por um processo de massificação e sua popularidade aumentou. Assim, foi iniciada sua profissionalização e amplitude de programação como programas de auditórios, radionovelas, entre outros.

Até alguns anos atrás, o rádio e a televisão eram os únicos meios para exercer a profissão de radialista, mas graças ao crescimento da Internet novos campos se abriram e surgiram novas oportunidade.

Vários radialistas marcaram épocas aqui no Brasil. Alguns deles são:

• Afanásio Jazadji;

• Blota Junior;

• Eli Correia;

• Gil Gomes;

• José Gil Avilé;

• Milton Neves;

• Vicente Leporace;

• Zé Béttio.

O editor chefe do Meon também é radialista.

Reinaldo Moreira é narrador esportivo e já foi apresentador de Rádio, TV e Internet. Com uma vasta carreira, ele trabalhou no “Sistema Globo de Rádio”, “Rádio 105 FM”, “Portal Terra” e também a “Rede Difusora de Rádio”.

Por: Hellen Gama/Jornalista do Meon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.