Brasil

Consumidores planejam gastar R$ 161 por presente, no Natal

Pequenos negócios deverão ser beneficiados

Escrito por Meon

17 DEZ 2024 - 11H19 (Atualizada em 18 DEZ 2024 - 09H23)

Getty Images

O Natal de 2024 promete ser uma data de grande movimentação para os pequenos negócios em São Paulo. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP revelou que os consumidores devem gastar, em média, R$ 161 por presente, beneficiando cerca de 1,8 milhão de empreendedores, entre Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

Do total de negócios envolvidos, 1,4 milhão são MEIs e 427 mil são MPEs. Entre os MEIs, 57,6% esperam vendas melhores neste Natal em comparação com 2023, enquanto 31,3% acreditam que o desempenho será similar. Já entre as MPEs, 38,6% preveem crescimento, enquanto 36,5% esperam estabilidade nas vendas.

O comportamento do consumidor

De acordo com a pesquisa, 53% dos consumidores que optarão por pequenos negócios afirmaram que gastarão mais em presentes neste ano. Os itens mais procurados incluem roupas e calçados (53%), perfumes e cosméticos (40%), além de chocolates e itens típicos de Natal, como panetones e cestas natalinas.

Na escolha dos presentes, o preço é o principal fator de influência (41%), seguido pela qualidade (29%) e facilidade de compra (26%). Embora a busca por produtos ocorra tanto em lojas físicas (55%) quanto online (45%), o formato presencial ainda lidera nas compras, sendo a opção preferida de 44% dos consumidores.

Preparativos para o Natal

Carolina Fabris Ferreira, coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP, destaca que o planejamento estratégico é essencial para os pequenos negócios aproveitarem ao máximo a temporada de Natal. “Não basta abrir a loja e esperar os clientes. É necessário investir em divulgação, decoração temática, apresentação e preços competitivos para se destacar”, afirma.

A pesquisa foi elaborada a partir de duas sondagens realizadas em novembro de 2024, uma com empreendedores e outra com consumidores, conduzidas pelo Sebrae-SP em parceria com a Fundação Seade e o Instituto Consulting do Brasil.

Com a data mais importante do varejo chegando, as expectativas são de crescimento e novas oportunidades para os pequenos negócios paulistas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.