Com mais de 150 anos de tradição, o poker se consolidou como uma popular modalidade de cartas que requer estratégia, habilidades mentais e elevado poder de concentração dos jogadores, sendo reconhecido oficialmente como esporte da mente pela International Mind Sports Association (IMSA).
A partir dos anos 2000, a ascensão da internet revolucionou o jogo para sempre, promovendo uma nova era de acessibilidade para a modalidade. Atributos como a facilidade de acesso em qualquer hora e lugar, cursos gratuitos de aprendizagem, alta oferta de torneios e, principalmente, muitas variantes para jogar, fizeram do poker online um fenômeno global de engajamento.
Sendo assim, agora que você já tomou conhecimento de algumas das virtudes do poker digital, que tal ficar por dentro das principais variantes desse esporte da mente?!
Logo a seguir, além de destacar as tradicionais versões Texas Hold’em e Omaha, também vamos apresentar a você uma variante que tem atraído cada vez mais o interesse de competidores recreativos e profissionais: o divertido Badugi.
Texas Hold’em
Há décadas, o Texas Hold’em se destaca como a variante mais praticada do poker. Simples, com regras fáceis de entender e inúmeras possibilidades estratégicas de serem aplicadas em uma partida, ele tem o poder de atrair competidores dos mais diversos níveis — desde o iniciante até o jogador profissional de alto nível técnico.
Jogo de “flop”, o Texas Hold’em é a principal versão do circuito de poker online profissional mais importante da modalidade, o Campeonato Mundial de Poker Online (WCOOP, na sigla em inglês). E, quando a ação começa, o objetivo no Texas Hold’em é simples: o competidor deve utilizar as suas cartas viradas em combinação com as cartas comunitárias para constituir a melhor mão.
Vale ressaltar que em uma partida de Texas Hold’em cada jogador recebe duas cartas viradas para baixo. E, no decorrer das rodadas, mais cinco cartas comunitárias viradas para cima são distribuídas pelo dealer, cabendo aos jogadores decidirem como utilizá-las para formar uma mão vencedora de cinco cartas no total.
No Brasil, há vários craques que jogam essa variante, como a exemplo do multicampeão André Akkari. Lenda do poker nacional, Akkari é um dos poucos brasileiros que já tiveram a honra de ganhar o tão concorrido bracelete de ouro de uma edição do World Series of Poker (WSOP).
Omaha
A forma mais popular de disputa do Omaha online é o Pot-Limit Omaha (PLO). Com a mesma classificação de mãos utilizada no clássico Texas Hold'em, o Omaha também é classificado como um jogo de “flop” que utiliza cartas comunitárias.
Sendo que um dos principais diferenciais do PLO para o Texas Hold'em é que não há limite para fazer investidas, ou seja, a todo instante os competidores têm passe livre para aplicar o “all in” em uma partida — que significa apostar todas as fichas.
Além disso, em um jogo de poker PLO, cada competidor deve utilizar duas de suas cartas fechadas e três cartas comunitárias para formar uma mão de poker.
Portanto, antes de começar a jogar o PLO, é recomendado que os competidores iniciantes tenham pelo menos noções básicas de estratégia para essa variante em sua forma online.
Vale a pena experimentar: Badugi vem se consolidando no circuito online
Variante relativamente nova, o Badugi tem raízes sul-coreanas e ganhou notoriedade em meados dos anos 2000, graças à ascensão do poker online. Mas o grande ponto de virada para o Badugi veio mesmo em 2009, quando foi introduzida pela primeira vez no calendário de competições do Campeonato Mundial de Poker Online.
O Badugi é bem diferente do que vimos no Texas Hold’em e no Omaha. Trata-se de uma modalidade de uma mão de quatro cartas, sem duplicatas de naipe ou classificação. Aqui, ao contrário do que estamos acostumados, é a menor mão que vence.
Assim, no Badugi, o objetivo do jogo é constituir uma mão baixa de quatro cartas com quatro naipes distintos e sem pares. A melhor mão considerada nesse jogo é 4-3-2-A — sempre com cada carta de naipe diferente.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.