Brasil

Cientistas descobrem gene que pode impedir o desenvolvimento da Covid-19

Pesquisa revela que proteína pode ser crucial para a resistência ao coronavírus

Escrito por Meon

02 DEZ 2024 - 18H40 (Atualizada em 02 DEZ 2024 - 21H53)

reprodução

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram uma descoberta importante sobre a resistência ao SARS-CoV-2. Durante a pandemia, um caso peculiar chamou a atenção dos cientistas: Maria Tereza Malheiros Sapienza não contraiu a Covid-19, apesar de conviver de perto com seu marido, o médico Marcelo Sapienza, que foi infectado duas vezes pelo vírus, em 2020 e 2022.

Esse caso se encaixa em um estudo desenvolvido no Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL), da USP, que investigou “pares sorodiscordantes” – casais em que um dos parceiros contraiu o vírus, enquanto o outro permaneceu assintomático, mesmo com exposição constante. A pesquisa analisou o material genético de 86 casais, e os resultados indicaram que, em seis desses casais, apenas as mulheres resistiram ao vírus.

A descoberta mais significativa foi a análise das células do sangue desses casais, que revelou que as mulheres que não desenvolveram sintomas apresentaram uma expressão mais alta do gene IFIT3, quando comparadas aos maridos infectados. O gene IFIT3 codifica uma proteína que ajuda a bloquear a replicação do vírus, evitando que ele se espalhe pelo organismo. Em contraste, as mulheres que apresentaram sintomas e seus parceiros infectados não mostraram essa alta expressão do gene.

O gene IFIT3 já foi relacionado a proteção contra outros vírus, como o da dengue e hepatite B, mas esta pesquisa é a primeira a associá-lo diretamente à resistência ao SARS-CoV-2. A proteína gerada por esse gene age no RNA viral, impedindo sua multiplicação e dificultando a progressão da infecção.

Essa descoberta abre novas possibilidades para o desenvolvimento de tratamentos ou até vacinas mais eficazes contra a Covid-19, além de aumentar a compreensão sobre como o sistema imunológico pode agir na prevenção da doença.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.