A cerimonialista Soraia Martins, natural de Piracicaba (SP), revelou um episódio de racismo vivido em sua profissão. Em uma conversa por aplicativo, uma noiva que recebeu uma indicação de Soraia para seu casamento enviou a mensagem: “Estamos preferindo um time de pessoas brancas”. A empresária e cerimonialista compartilhou essa experiência durante o segundo episódio da série "Consciência Negra", da EPTV, onde abordou o impacto do racismo na vida das pessoas negras, especialmente no mercado de trabalho.
Soraia, que tem uma trajetória de sucesso como empreendedora no setor de eventos, afirmou que, apesar de sua experiência e qualificação, ainda enfrenta barreiras relacionadas à sua cor. A profissional relembrou que o racismo foi algo presente em sua infância, quando, na escola, um colega a chamou de "macaca", deixando-a sem reação, mas com uma marca que a acompanharia por toda a vida.
Para especialistas, o episódio relatado por Soraia é um reflexo de um racismo estrutural que persiste na sociedade brasileira. A discriminação, muitas vezes, não é explícita, mas ainda se manifesta em atitudes sutis que, como neste caso, prejudicam o acesso de pessoas negras a oportunidades profissionais.
SJC: Protesto em defesa do verde ocorre neste sábado (23)
Objetivo é chamar a atenção para preservação das árvores
SJC: Plantação de girassol no Aquarius fica aberta ao público
População poderá visitar o local neste fim de semana
Felicio Ramuth recebe o título de cidadão taubateano
Vice-governador foi reconhecido pela Câmara Municipal
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.