Em 2025, o preço do café promete continuar sua trajetória de alta, o que deve prejudicar ainda mais o bolso do consumidor. As previsões de associações de produtores brasileiros indicam que o aumento do preço do grão será resultado de uma colheita fraca, causada pela escassez de chuvas e pela seca que afetou grandes regiões produtoras. Em 2024, o café já foi considerado um dos principais responsáveis pela inflação, alcançando o maior valor de sua história e registrando uma alta acumulada de 40%. Esse aumento refletiu diretamente no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ultrapassou o teto da meta estabelecida pelo governo.
Além disso, o crescimento do consumo global, especialmente na China, que mais que dobrou sua demanda pelo grão nos últimos anos, também exerce pressão sobre os preços. O café, atualmente, é a segunda commodity mais negociada do mundo, atrás apenas do petróleo. O Vietnã, outro grande produtor, também enfrenta dificuldades climáticas, o que agrava ainda mais a situação.
O impacto da cotação do dólar é outro fator importante para o aumento do preço do café. Ricardo Borges, professor de ciências agrárias e sociais, explica que, apesar de a alta do dólar tornar os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional, ela também eleva os custos de insumos e maquinários importados, o que pode encarecer ainda mais a produção.
Com esses fatores combinados, a expectativa é que o preço do café continue pressionando a inflação em 2025, tornando a compra do produto mais cara para os consumidores brasileiros.
Construção de supermercado em Jacareí deve gerar até 500 empregos
O novo empreendimento está previsto para ser inaugurado ainda em 2025
Governo discute medidas para reduzir preços dos alimentos
Inflação dos alimentos fechou em 7,69% em 2024
Padres da RMVale encontram com o Papa Francisco
Pontífice enviou orações ao Brasil e à região
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.