Brasil

Brasil tem aumento de acidentes com rede elétrica

EDP reforça alerta de segurança contra choques

Escrito por Meon

16 ABR 2025 - 17H30

Divulgação/EDP

Durante o Abril Verde, movimento dedicado ao alerta para os acidentes de trabalho, a EDP reforça a importância de manter-se atento para os cuidados com a rede de distribuição de energia, principalmente durante as atividades na construção civil, já que maioria dos óbitos por choques elétricos acontece entre trabalhadores deste segmento, em obras e reformas.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Em 2024, o Brasil chegou ao número de 1.077 acidentes por choques elétricos registrados. O saldo é 9,2% maior que em 2023, quando foram registrados 986 acidentes. Os dados são do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, editado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

São Paulo foi o estado com maior número de acidentes registrados, 93 no total. Em segundo lugar, ficou a Bahia, que teve 92 registros. Santa Catarina fica em terceiro lugar, com um número de 83 acidentes.

O gestor da EDP, Roberto Miranda, destaca a necessidade de contratação de profissionais qualificados para a realização de construção ou reformas, do uso de materiais certificados e da elaboração de projetos elétricos para as obras, garantindo a segurança de todos: “Antes de montar estruturas e de executar uma obra próxima à rede elétrica energizada, é necessária uma avaliação prévia de riscos pelo responsável técnico. No ambiente externo, uma das ocorrências mais perigosas e comuns é o toque ou a proximidade acidental de ferragens ou ferramentas com a rede de distribuição de energia, principalmente quando se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis”, completa.

O gestor lembra que não há necessidade de se encostar na fiação para o choque. Muitas vezes, a aproximação com a rede já traz riscos de acidentes graves e queimaduras. “A negligência nessa área pode resultar em ferimentos graves ou até óbito”, ressalta. De acordo com o gestor, a combinação entre informação e segurança é garantia de redução de riscos no ambiente de trabalho.

Acidentes com choques elétricos são potencialmente fatais e exigem atenção. Em 2024, de acordo com o documento da Abracopel, 70% dos acidentes com choques registrados resultaram em óbito, ou 759 ocorrências - um número 12,8% maior do que o registrado em 2023, quando foram 674 vítimas fatais.

Confira abaixo algumas orientações para que os serviços sejam executados em conformidade com as normas de segurança:

- Capacitação e formação: Toda obra deve ter um responsável técnico, que vai supervisionar todos os detalhes e minimizar riscos, incluindo os elétricos;

- Normas de segurança: Conheça e cumpra todas as normas de segurança elétrica locais e regulamentações específicas;

- Planejamento e sinalização: Planeje a obra com antecedência e análise quais são os possíveis riscos, como altura da fachada para a pintura e proximidade da rede elétrica. Use sinalização para alertar sobre áreas de risco elétrico;

- Identificação de fios e cabos: Antes de iniciar qualquer atividade com instalação elétrica interna, identifique os fios e cabos elétricos. Use etiquetas e cores padronizadas para facilitar o reconhecimento;

- Equipamento de Proteção Individual (EPI): Use EPI, como luvas isolantes, capacetes, óculos de segurança e botas com sola de borracha, para proteger-se contra choques elétricos e outros riscos;

- Redobre a atenção: Cuidado com rolos, bastões de pintura e andaimes. Atenção para não esbarrar nos fios na hora de pintar a fachada. Além disso, antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferro, arames, calhas, certifique-se de que não há risco de encostar na rede elétrica.

- Ligações elétricas irregulares: Muitas vezes as ligações irregulares ou clandestinas são realizadas sem condições mínimas de segurança, colocando em risco quem pratica a ação e todo o entorno. Além disso, pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população local. A companhia reforça, ainda, que o furto de energia é considerado crime. 

+ Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.