Nesta sexta-feira, 15 de novembro de 2024, o Brasil celebra os 135 anos da Proclamação da República, marco histórico que extinguiu a monarquia e deu início ao regime republicano no país. O episódio, ocorrido em 1889, foi resultado de um golpe de Estado liderado por militares e políticos, que destituíram o imperador Dom Pedro II, encerrando os 67 anos de monarquia no Brasil.
A transição para a República aconteceu de forma rápida e sem grandes confrontos, quando tropas marcharam até o Ministério da Guerra, no Rio de Janeiro, na manhã daquele dia 15 de novembro. O marechal Deodoro da Fonseca assumiu o poder e proclamou a República, enquanto a família imperial, liderada por Dom Pedro II, foi exilada na Europa dois dias depois, em 17 de novembro.
O impacto do evento foi profundo. O Brasil passou a ser uma república federativa, com maior autonomia para os estados e a separação oficial entre o Estado e a Igreja Católica. A Constituição republicana também estabeleceu a independência dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Embora o voto fosse inicialmente restrito a homens alfabetizados, essa foi uma das primeiras etapas do processo de democratização do país.
Com a data sendo feriado nacional, o comércio costuma fechar em várias cidades, e as rodovias devem registrar grande movimento, já que muitos brasileiros aproveitam o fim de semana prolongado.
Justiça ordena ações imediatas para resolver alagamentos no Banhado, em São José
Prefeitura deve realizar drenagem de valeta no Jardim Nova Esperança
Itália protesta contra Israel após ataque a base italiana no Líbano
Ministro das Relações Exteriores classificou o incidente como "inaceitável"
Motorista colide com poste na Via Dutra, em São José, e fica ferido
Acidente ocorrido no km 147 da rodovia provoca lentidão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.