O Procon de São Paulo registrou um total de 12.977 reclamações durante o ano de 2024, com a maior parte das queixas direcionadas aos bancos. Entre as 10 empresas mais reclamadas, destacam-se Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa, Santander e Mercantil do Brasil. Também figuram na lista as operadoras de telefonia móvel (Vivo, Tim, Claro/Net/Embratel/Nextel) e os serviços públicos (Sabesp e EDP São Paulo).
As principais queixas contra as agências bancárias envolvem vícios de serviço, práticas comerciais abusivas e cobranças indevidas, questões que também foram identificadas pelo Procon em 2023.
No ranking de 2024, a Vivo ocupa o primeiro lugar, com 539 reclamações, seguida pelo Itaú Unibanco (433), Claro/Net/Embratel/Nextel (429), Sabesp (415), Tim Celular (394), Bradesco (362), Caixa (307), Santander (300), Mercantil do Brasil (275) e EDP São Paulo (254).
Em comparação com 2023, o número total de queixas foi menor, somando 11.913, com o Grupo Claro/Net/Embratel/Nextel liderando o ranking de reclamações (688), seguido por Vivo (596) e Tim (364).
O Procon recomenda que os consumidores que se sentirem prejudicados em qualquer relação de consumo busquem seus direitos conforme o Código de Defesa do Consumidor, que deve estar disponível em local visível pelas empresas. O órgão também orienta que o consumidor procure o Procon pessoalmente ou por telefone para registrar suas queixas e obter esclarecimentos.
Ranking das 10 empresas mais reclamadas em 2024:
Vivo (539 reclamações)
Itaú Unibanco (433)
Claro/Net/Embratel/Nextel (429)
Sabesp (415)
Tim Celular (394)
Bradesco (362)
Caixa (307)
Santander (300)
Mercantil do Brasil (275)
EDP São Paulo (254)
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