A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em maio, a bandeira amarela será acionada nas contas de luz. Isso representa um acréscimo de R$ 1,88 para cada 100 kWh consumidos.
+Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A decisão foi tomada devido à redução das chuvas e à transição para o período seco do ano. Com menos água nos reservatórios das hidrelétricas, será necessário acionar usinas termelétricas, que geram energia mais cara. Isso impacta diretamente no custo da eletricidade, levando à implementação da bandeira amarela, após um ciclo de cinco meses com bandeira verde, quando não houve taxas extras.
A previsão para os próximos meses é de chuvas abaixo da média, o que deverá continuar afetando a capacidade de geração de energia das hidrelétricas. A Aneel explicou que, com o fim do período chuvoso, a situação nos reservatórios piorou, aumentando a necessidade de usar fontes mais caras de geração de energia.
+Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Com a bandeira amarela, o custo da energia aumenta em relação ao ciclo de bandeira verde, que não tinha taxas extras. A previsão de chuvas para os próximos meses é abaixo da média, o que deve continuar impactando as tarifas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.