Brasil

Anatel acusa rede social X de descumprir decisão do STF e promete novas ações

Plataforma utilizou servidores próprios e empresas de entrega de conteúdo para burlar bloqueio judicial.

Escrito por Meon

19 SET 2024 - 15H53

A Anatel, agência reguladora das telecomunicações no Brasil, informou que a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, agiu de forma intencional para desrespeitar uma ordem de bloqueio imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A agência, em parceria com as operadoras de telecomunicações e a Cloudflare, anunciou medidas para restabelecer o bloqueio da plataforma.

Segundo a Anatel, o X chegou a suspender contas com restrições judiciais, mas reativou algumas delas, o que foi visto como uma clara tentativa de ignorar as decisões do tribunal. A rede social permanece em diálogo com o governo brasileiro para tentar reverter a situação.

Para burlar o bloqueio, o X utilizou servidores próprios e empresas de entrega de conteúdo (CDN), o que manteve o site acessível mesmo após a ordem judicial. A Anatel estuda novas ações para garantir que o bloqueio seja efetivo.

Caso os serviços de CDN não interrompam o acesso à plataforma, a Anatel avalia que a única solução seria bloquear as empresas provedoras, o que poderia gerar impactos em outros serviços e sites no país.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.