Brasil

Alta concentração de monóxido de carbono atinge boa parte do Brasil

MetSul alerta sobre níveis elevadíssimos de monóxido de carbono na atmosfera, consequência dos incêndios agravados pela pior seca da história do país.

Escrito por Meon

10 OUT 2024 - 12H01

Foto: Reprodução/MetSul

O Instituto de Meteorologia MetSul emitiu um aviso urgente destacando que as concentrações de monóxido de carbono (CO) na atmosfera de várias regiões do Brasil alcançaram níveis preocupantes recentemente. Tal aumento é consequência direta dos incêndios que têm varrido o país, exacerbados pela pior seca já observada em solo brasileiro.

De acordo com o MetSul, o monóxido de carbono constitui um dos elementos principais da fumaça resultante dos incêndios florestais, além de outros agentes químicos poluentes que prejudicam a qualidade do ar. A presença elevada do gás foi identificada pelo satélite Sentinel-2, que faz parte do sistema de monitoramento atmosférico Copernicus, da União Europeia, responsável pelo acompanhamento contínuo da situação.

Embora o monóxido de carbono seja um gás incolor, ele é altamente nocivo e a sua inalação representa um grande perigo para a saúde, particularmente em áreas já afetadas pela fumaça e pela poluição atmosférica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.