O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou cinco alertas de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, afetando 17 estados e 2.665 municípios. As previsões indicam a possibilidade de ventos que podem atingir até 100 km/h, com o alerta válido até as 10h da próxima terça-feira (5).
As áreas mais afetadas incluem partes dos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, onde o alerta laranja foi emitido, indicando severidade elevada. Em 757 municípios nessas regiões, espera-se que as chuvas variem entre 30 a 60 mm/h, com acumulados diários podendo chegar a 100 mm. Os ventos são previstos entre 60 e 100 km/h.
Os riscos associados a esse alerta incluem quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia, descargas elétricas e alagamentos. As autoridades aconselham a população a buscar abrigo seguro e a acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, se necessário.
Além disso, partes dos mesmos estados estão sob alerta amarelo, que indica chuvas intensas de potencial perigo. Esse alerta se estende a outros estados, como Amazonas, Rondônia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atingindo um total de 2.665 municípios, o que representa 47% do total nacional.
Por fim, o Nordeste do Brasil enfrenta alertas de baixa umidade, com níveis mínimos podendo cair para 12%, um patamar considerado preocupante, uma vez que a Organização Mundial da Saúde recomenda uma umidade de 60% para garantir conforto e saúde.
Santuário Nacional acolhe mais de 9 milhões de devotos em 2024
Movimento no segundo semestre aumenta 58%
Governo de SP divulga calendário letivo da rede estadual
Aulas começam no dia 3 de fevereiro
Calendário de feriados de 2025 é divulgado
Veja datas publicadas no Diário Oficial
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.