Brasil

1° de maio é Dia do Trabalhador: entenda a origem da data

Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado nesta data por influência dos imigrantes europeus

Escrito por Agência Brasil

01 MAI 2022 - 11H22

Divulgação

O Hoje é dia da primeira semana de maio começa com um feriado nacional: o Dia do Trabalhador, comemorado no dia 1º e marcado por mobilizações de trabalhadores.

Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado nesta data por influência dos imigrantes europeus, que, desde 1917, já promoviam paralisações para reivindicar direitos trabalhistas.

No entanto, a data tem origens ainda mais antigas. Em 1886, trabalhadores dos Estados Unidos fizeram uma greve para exigir melhores condições de trabalho. A luta dos operários se espalhou em seguida pela Europa, e hoje é celebrada em mais de 80 países.

Em 1930, o presidente Getúlio Vargas mudou a nomenclatura do feriado de Dia do Trabalhador, para o Dia do Trabalho, a fim de popularizar a data e transformá-la em uma festividade. 

Em 1943, ainda no governo de Vargas foi criada e sancionada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), também no dia 1º de maio.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Agência Brasil, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.