Biometria será utilizada
Reprodução
Eleitores de algumas cidades do país foram convocados pelo Tribunal Superior Eleitoral a comparecer em suas zonas eleitorais para cadastrarem a biometria - método que identifica dados da pessoa baseado em medidas biológicas. O objetivo da atualização da metodologia é aumentar a segurança e diminuir as fraudes nas eleições.
O método mais popular de biometria é por meio do reconhecimento das impressões digitais, mas também pode ser feita a leitura da face, da íris, assinatura digital ou geometria das mãos. A finalidade é formar um banco de dados dotados de possibilidade de reconhecer, verificar e identificar uma pessoa previamente cadastrada.
A Justiça Eleitoral está fazendo o cadastramento biométrico gradativamente em todo o país e tem como meta cadastrar todo o eleitorado até 2018. Os dados ficam armazenados em um banco da Justiça Eleitoral e são transferidas para as urnas eletrônicas. O método diminui a possibilidade de uma pessoa votar com o título e documento de outra pessoa.
Leia MaisPT perde tempo de propaganda na televisão por defesa de LulaPartidos do 'Centrão' abrem a semana de convenções PMDB decide se lança candidatura de Cavali ou se apóia Felício (PSDB)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a identificação biométrica funcionou com 91,5% dos eleitores, em 2014. Nos outros 8,5% dos casos, o reconhecimento teve de ser feito da forma tradicional, por meio de assinatura.
Algumas cidades já estão habilitadas a realizar as votações por meio da biometria. Nas últimas eleições, 15 municípios já votaram com confirmação biométrica e em 2016, 663.673 eleitores estão aptos a votar. O reconhecimento biométrico não exclui a necessidade de apresentação de um documento com foto e, especialmente, o título eleitoral.
GUARAREMA 23.875 2.184
Alguns municípios estão aptos a conduzir as eleições de forma híbrida, ou seja, alguns eleitores com biometria e outros, sem. Na região, Guararema e Mogi das Cruzes terão a modalidade híbrida.
Em Taubaté, dos 222.773 eleitores, apenas 21.831 já estiveram em um cartório para cadastrar sua biometria, que corresponde a 10% do eleitorado.
O cadastramento - não obrigatório - está suspenso e será retomado após as Eleições de 2016. "Nós aguardamos as orientações do TSE após as eleições para retomar os procedimentos, mas possivelmente no dia 7 de novembro a gente volte a agendar, para dar tempo de orientar os eleitores e evitar filas nos cartórios" - afirma Gerson França, Técnico Judiciário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.