Durante a segunda sessão do comitê ACNUR, referente aos refugiados do conflito Iêmen, os delegados das potências mundiais Israel e Estados Unidos fizeram duras críticas aos movimentos que mobilizam pontos de apoio aos impactados pela guerra civil no Iêmen, afirmando ineficácia e corrupção dos agentes.
O Movimento dos Médicos Sem Fronteiras rebateu os ataques reiterando a importância e eficiência da ONG no Oriente Médio, sendo forte auxiliadora de todos os conflitos da região.
Em defesa do movimento do Médico Sem Fronteiras, a delegada do Sudão, demonstrou forte oposição às nações hegemônicas, afirmando que essas não estão interessadas em ajudar as pessoas e sim em adquirir lucros, o jornal Al Jazeera parabeniza a posição da representante.
No restante do andamento do debate essas potências já citadas demonstraram interesse em uma intervenção militar no Iêmen, buscando a aniquilação dos rebeldes Houthis que são vistos como a principal causa do conflito por Israel sendo esse fortemente a favor de promover um novo genocídio no Oriente Médio, assim como o que está em progressão na Palestina.
Além do posicionamento extremista do estado judaíco, os Estados Unidos defenderam a morte aos jovens e crianças inseridos no contexto Houthi, afirmando “alienação” dessa população, utilizando essa argumentação como justificativa para aniquilar qualquer iemenita o qual a nação julgar uma ameaça ao oriente.
O ponto que o jornal recomenda ao público questionar é: As questões diplomáticas foram esquecidas por essas nações? Elas não se cansam de buscar a hegemonia local? Por que sugerir uma intervenção militar ao invés de buscar uma resolução diplomática como é o caso de Brasil e Rússia?
EXPEDIENTE: Heitor Evangelista Corrêa | Audiovisual: Anna Sophia
Distribuição das cadeiras gera conflito
Os delegados tentam conciliar uma distribuição que satisfaça todos os países
Comissão de Direitos Humanos cria projetos de investimento procurando findar o trabalho análogo à escravidão
Documento formulado pelas delegações busca melhorar a condição de imigrantes e todos cidadãos em situações ruins de trabalho
As hegemonias são rotativas
Fala polêmica da França indica que os métodos de escolha para os membros do p5 possa ser arbitrária
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.