Futevôlei, o esporte foi originado nas praias do Rio de janeiro por volta de 1960 e, ao longo do tempo, cresceu dentro do Brasil, assim como na Europa, na Asia e nos Estados unidos.
O pioneiro foi Julião Neto, emigrante no Brasil, que trouxe esta modalidade e que começou a jogar com os seus amigos. Desde então a modalidade se espalhou pelo país, passando deste pequeno grupo de praticantes a um desporto praticado por inúmeros jovens e adultos durante a época de verão.
O futevôlei foi criado em uma tentativa de burlar uma regra que proibia nas praias a prática de esportes sem rede e espaço delimitado.
O objetivo é ser a primeira dupla a fazer dezoito pontos com uma diferença mínima de dois pontos para a equipe adversária. A equipe pontua quando a bola toca a quadra adversária, quando a equipe adversária devolve a bola para fora da quadra ou quando a equipe adversária comete uma falta.
Os fundamentos são basicamente saque, recepção, passe, ataque e defesa. Mas, diferentemente do vôlei, só se usa pé, coxa, peito, cabeça e ombro. Nada de mãos e braços!
Renan Lemmers Vieira é um jogador de futevolei brasileiro. É considerado o melhor jogador de todos os tempos deste esporte.
É nascido e criado em Copacabana, no Posto 5, onde começou a ensaiar seus primeiros passos no esporte com seu amigo Antônio Carlos Sales, o "Rato". Em seguida, em 1984, foi descoberto pelo jogador de futebol profissional Edinho, seu mestre, que foi quem o colocou no hall dos grandes do Futevôlei.
Em 1985 disputou seu primeiro torneio entre os profissionais do esporte, e foi a final, jogando contra Leivinha, e Dirceu (jogador de futebol profissional). Já enturmado entre os grandes e com apenas 15 anos de idade, formou sua trinca com Ayrton e Beto Moranguinho, e no seu segundo torneio profissional sagrou-se campeão, desbancando na época a trinca formada por Leivinha/Claudinho/Ronaldinho.
Dos 15 anos de idade até os 30 anos manteve-se invicto, ganhando todos os torneios profissionais jogando com sua equipe principal. Jogou em vários estados do Brasil e também na Europa e Estados Unidos.
Em 1993 ganhou o prêmio "Bola de Ouro", dado anualmente pela Revista pênalti aos melhores atletas do ano em diversas modalidades esportivas.
Fez parceria com Renato Gaúcho, hoje treinador de futebol, e jogaram contra Maradona, Romario, Edmundo, Edinho e Claudio Adão, entre outros, sempre com grandes vitórias.
Também foi craque no Beach Soccer defendendo a Seleção Brasileira por quase 10 anos, tendo marcado mais de 30 gols e conquistado três campeonatos mundiais. Jogou ao lado do Maestro Junior, além de Zico, Edinho, Cláudio Adão, Paulo Sergio, Junior Negão, Neném, Magal, Jorginho, Juninho e Robertinho.
Davi Criminelli de Oliveira
Gabriella Soares Rodrigues
EE Maj Av José Mariotto Ferreira
Amazônia chega a nível crítico devido a incêndios
O desmatamento e avanço das queimadas colocam em risco a maior floresta tropical do mundo
Curiosidades das Eeveelucions
Eles são monstrinhos bem queridos pela comunidade Pokémon
Importância do DNA Verde
Influências da arborização na leitura do código genético e nas doenças crônicas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.