Observo a lua sempre. Um dia quando estava na internet vi algo sobre a lua estar enferrujando. Enferrujando? Fui pesquisar por ser nosso único satélite natural e também porque não sabia que a lua poderia enferrujar.
Incrivelmente, a Lua está enferrujando, isso não é uma metáfora.
Segundo estudo publicado dia 2 deste mês, na revista Science Advances, pesquisadores relatam um composto que não deveria estar presente na Lua: hematita mineral oxidada (isto é, um composto de ferro enferrujado) em altas latitudes. O achado é, de acordo com a pesquisa, um achado bastante inusitado.
Tanto na superfície, quanto no interior da Lua, não existe oxigênio - elemento responsável por oxidar o ferro presente na hematita. Como então o mineral teria sido oxidado?
A Revista Nature explicou como o oxigênio foi até lá. Em resumo, os cientistas mostraram que os ventos solares podem ter levado as partículas.
Essa descoberta apenas mostra como o Sistema Solar é muito mais integrado do que pensamos, e que um planeta não é um sistema isolado. Incrível não?!
Parceria:
Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.