O texto jornalístico é veiculado em meios de comunicação como jornais, revistas, rádio, televisão e internet, com o propósito de comunicar e informar o público sobre um determinado tema. Geralmente, esses textos são construídos de forma narrativa para apresentar fatos de maneira impessoal. Sua principal característica é a capacidade de transmitir informações baseadas em fatos e dados, visando a disseminação de informações.
Características de um texto jornalístico:
Estrutura direta de frases: Utiliza a combinação sujeito + verbo + predicado para construir frases de forma clara e objetiva.
Texto temporal: Tem uma vida útil limitada, pois está relacionado ao contexto dos eventos atuais e não possui grande relevância a longo prazo.
Apresentação de fatos e dados: O objetivo principal é informar o leitor com base em fatos e dados concretos, incluindo informações como localização, estatísticas e horários.
Linguagem clara e acessível: Usa linguagem cotidiana, clara e simples, com palavras de fácil compreensão para atingir o maior público possível.
Os textos jornalísticos podem ser classificados em três grupos principais:
Texto interpretativo: Tem como objetivo analisar e aprofundar um assunto específico, frequentemente usado em resenhas críticas e reportagens.
Opinativo: Expressa a opinião e o ponto de vista do autor, normalmente é encontrado em crônicas e editoriais.
Texto informativo: Visa divulgar informações de forma imparcial, sendo utilizado em entrevistas, notas e notícias.
Além disso, gêneros de texto jornalístico como a reportagem, a crônica, a notícia e o editorial têm características específicas:
Reportagem: Textos longos que aprofundam um acontecimento por meio de entrevistas, dados estatísticos e pesquisas para oferecer informações detalhadas e credibilidade.
Crônica: Narrativas sobre eventos cotidianos, frequentemente com traços de humor e linguagem simples, alternando entre elementos ficcionais e não ficcionais.
Notícia: Textos comuns em jornais, sites e revistas que atualizam o público sobre eventos e podem variar na formalidade da linguagem, muitas vezes apresentando um "lide" (introdução).
Editorial: Textos que apresentam a opinião do autor sobre fatos, destacando a diferenciação entre opinião e informação para que os leitores possam tirar suas próprias conclusões.
Como fazer um texto jornalístico?
1. Comece pela estrutura
Você precisa seguir essas etapas para construir um bom texto:
Pauta: que é a escolha do tema
Apuração: é a pesquisa, reunião de dados e informações e verificação da veracidade dos fatos.
Redação: transformação das informações em um texto/vídeo/áudio
Edição: correção e revisão
2. Pesquise muito sobre o tema
Depois de definir a pauta, pesquise muito sobre o tema. Apure todas as informações sobre o fato e verifique a veracidade dos dados.
3. Tenha atenção à linguagem jornalística
Use o critério básico de responder às seguintes perguntas:
O quê? — qual é o fato?
Quem? — quem são as personagens envolvidas no acontecimento?
Quando? — esclareça a data e o horário em que ocorreu o fato
Onde? — em que local aconteceu?
Como? — quais foram as circunstâncias do fato? de que modo ele aconteceu?
Por quê? — quais foram as causas do evento?
4. Desenvolva um lide
Como você já sabe, lide (ou lead) é a primeira parte do texto jornalístico e serve para apresentar e contextualizar as principais informações da matéria. Em resumo, o objetivo da lide deve ser chamar a atenção das pessoas leitoras.
5. Use a pirâmide invertida
A pirâmide invertida é um recurso jornalístico que tem o objetivo de hierarquizar as informações no texto. Assim, deve-se escrever em uma ordem decrescente de importância — ou seja, do maior para o menor.
Dessa forma, a informação mais importante fica na base da pirâmide (na parte mais larga) e no começo da página. O conteúdo menos relevante, por sua vez, fica no ápice ou vértice, na parte inferior do texto.
6. Prefira a simplicidade e fundamente seu texto
Não se restrinja a achismos. Faça pesquisas, use dados, entreviste pessoas, adicione relatos, mostre diferentes pontos de vista sobre um texto.
7. Escreva com clareza e assertividade
Eu sei que você precisará respeitar um número específico de linhas ou de páginas. Busque escrevê-las a partir de informações relevantes.
O objetivo principal deve ser escrever com clareza e assertividade, para que todas as pessoas compreendam o que você escreveu.
8. Não esqueça do título e subtítulo do seu texto
Em hipótese alguma, esqueça de definir um título e subtítulo para seu texto. Eles devem ser feitos por último, mas é fundamental que sejam criativos e objetivos.
9. Faça uma revisão
A revisão é fundamental para corrigir os erros de português e de digitação. Quando você lê o texto pela segunda vez, fica mais fácil identificar problemas na estrutura e na argumentação.
10. Cuidado com as referências
Cuidado ao usar referências desatualizadas ou incertas. Se não tiver certeza, é melhor não escrever a informação no texto. O mesmo vale se você for utilizar alguma foto que não é sua, sempre adicione o autor da foto ou vídeo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.