Acredito que você já deve ter participado de alguma apresentação como ouvinte ou orador, em sua escola, trabalho, empresa, entre outros. E se deparou com uma apresentação de slides confusa, que continha muitas informações como cores fortes, fonte ilegível e muitas imagens. Se você se identificou e não quer mais cometer esses erros, segue as dicas abaixo:
1- Conhecer o público que será dirigida a apresentação
Se você conhece o público que será o seu ouvinte, é muito mais fácil ter a noção do design. Se você for apresentar em uma entrevista de emprego o ideal é usar um design elegante, formal e simples. Mas se você vai apresentar em uma aula de artes, pode-se usar um design artístico, com mais cores e formas.
2- Parte escrita do slide + tempo
Temos que ter em mente que o slide tem que ser claro e direto. Não podemos colocar muito texto, pois pode ficar difícil de ler, cansativo ou o ouvinte pode não prestar atenção no que você fala, já que vai estar totalmente focado em entender o texto. O ideal é usar tópicos com palavras-chave, ter em mente que o menos é mais, o slide é apenas um adicional para a sua apresentação. Tentar usar o mínimo de slides, pois o seu tempo pode estar acabando e você vai precisar pulá-los.
3- Pré-slide
Antes de montar o slide no programa de edição, esboce as suas ideias no caderno.
Faça uma lista das imagens que quer usar, fonte, cores. Desenhe como você deseja que o seu slide fique. O desenho não precisa ficar perfeito, lembre-se é um esboço.
4- Alinhamento e organização
Deixe os seus tópicos organizados.
Agrupe os temas de mesma ideia.
Ex.:
5- Padronizar os slides
Sempre usar os mesmos elementos em todos os slides para ficar harmônico.
Ex.: Se você usa círculos no primeiro slide, tente encaixa-los nos outros também. Isso vai deixar harmônico e padronizado. Sempre pense nisso antes de colocar qualquer elemento, linha, círculos, cores, fonte, entre outros. Tomar cuidado para não colocar muitos elementos e dificultar na compreensão.
6- Cores e Fontes
Para a harmonia dos slide podemos usar cores complementares ou análogas.
Usar as cores com moderação. Se você está começando agora vá com calma, use duas ou três cores para início.
Saiba que se usado as cores erradas ela pode dificultar na leitura.
Ex.: Com fundo escuro as cores se destacam mais, porém, se usada a fonte errada não conseguimos ler. Em cores escuras é melhor usar cores claras no título para contrastar melhor.
Usando cor clara no fundo e na fonte também fica ilegível, o ideal é usar letras mais grossas e cores escuras para contrastar.
Espero ter ajudado. Agora é só praticar!
Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.