O documentário, lançado em 2008 e dirigido por Luiza Campos, mostra a realidade de algumas pessoas que vivem no famoso bairro “Alphaville”, em São Paulo. Para fazer o longa acontecer, Luiza decidiu passar alguns meses morando em um dos condomínios fechados do bairro, aproveitando para entrevistar e acompanhar a vida de algumas pessoas do local.
Durante o decorrer da obra, os entrevistados apresentaram os motivos para viverem ali. Muitos se queixam da violência massiva dos centros urbanos de São Paulo, de modo que consideram os condomínios de luxo da região um porto seguro, uma vez que esses contam com sistemas de segurança de ponta. Porém, com todo esse medo, essas pessoas acabam por se fecharem em bolhas, ignorando as problemáticas que rodeiam o lado de fora de seus portões, dado que essas questões não os alcançam.
Por se tratar de uma entrevista com vizinhos, esses acabam por se sentirem confortáveis para expor suas opiniões. Assim, em certo ponto do vídeo, uma das entrevistadas diz evitar passear pelo centro de São Paulo, por se sentir “suja” durante a saída. Dessa forma, fica claro a distância desses indivíduos da maioria do povo brasileiro. Distanciamento imposto por eles mesmos, como nesse caso.
Por fim, “Alphaville do lado de dentro do muro” é um documentário que vale a pena conferir, pois consegue nos fazer refletir sobre a desigualdade social e econômica de nosso país. Vale ressaltar que a produção está disponível gratuitamente no Youtube, no canal da própria Luiza Campos. Assista:
Com supervisão de Léo Lenzi, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.