Nos últimos dias, a ida do brasileiro ao supermercado tem sido um pouco assustadora. O motivo: o preço do arroz e de outros itens presentes na mesa do brasileiro.
Muitos produtos tiveram um aumento drástico em 2020, como o feijão, macarrão, óleo, entre outros itens básicos. Mas o arroz se destaca pelo aumento de 23,1% e 21,1% no acumulado do ano.
Em sites como Americanas e Mercado Livre, 5 kg do arroz tipo um está custando aproximadamente R$ 41.
Mas por que teve esse aumento tão grande?
De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APA), o aumento de preços foi causado pelo acréscimo das exportações de arroz e feijão, e suas matérias primas.
A associação também diz que a quebra de safra e o aumento do prejuízo interno, impulsionados pela Covid-19, estimulou maior consumo de produtos básicos. O auxilio emergencial também interferiu nesse ponto.
O governo, numa tentativa de baixar o preço do produto, zerou a taxa de importação. Já a APA, sugeriu que as pessoas troquem o arroz por macarrão.
Resta ao povo saber se é uma ironia ou se sentiremos mesmo falta do principal prato de nossas refeições!
Parceria:
Com supervisão de Nicole Almeida, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.