Após horas procurando um novo filme ou série pra assistir você acaba por maratonar mais uma vez sua série preferida. Afinal, teria uma explicação para isso? A questão vai mais além do que uma simples preferência. O termo “comfort serie” ou em português “série de conforto” é usado para explicar esse comportamento: todas as séries que assistimos inúmeras vezes e nos ajudam a relaxar são classificadas e explicadas por esse termo.
O escapismo e fuga da realidade, por meio de obras artísticas, seja no cinema ou o teatro ocorre a muito tempo. Os maiores sucessos do cinema são pautados em cenários poucos comuns na realidade, sendo utilizada por jovens e adultos como meio de sair da rotina estressante e experimentar um novo mundo. No entanto, as séries de conforto são mais que uma maneira de esquecer a realidade ou um hábito da zona de conforto.
Há explicações científicas para esse comportamento: a parte do nosso cérebro responsável pelo prazer, também chamado de circuito de recompensa, é formada por um conjunto de estruturas que ao receberem algum tipo de estímulo libera substâncias, como dopamina, endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar e alegria. Ao assistir uma série de conforto essa área é estimulada, ajudando a diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Entretanto, esse efeito só é alcançado caso as produções não apresentem violência e cenas tensas, nesse contexto segundo psicólogos os efeitos tornam-se contrário, por isso é comum que as sitcoms, na tradução “comédia de situação”, ou desenhos, sejam geralmente usados para ativar esse mecanismo.
Além disso, a experiência com essas produções podem ser tão relaxantes para nós que nos levam ao sono, porém, a longo prazo esse hábito pode causar danos a saúde devido a desregulação de mecanismo realizados pelo cérebro durante o período de descanso.
Produções como Friends, How I Met Your Mother, Full House (3 é demais), Todo mundo odeia o Chris, Um maluco no pedaço e Eu a patroa e as crianças são exemplos populares de comfort series, mas não são as únicas opções possíveis. Aliás, esse conceito não se restringe apenas a séries e pode ser aplicado em filmes e livros que trazem a sensação de conforto e bem estar ao serem consumidos repetidas vezes.
Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.