O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas que orbitam a estrela principal, o Sol, na seguinte ordem: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Os corpos celestes são classificados em planetas rochosos (formados predominantemente por rochas e minerais) e em planetas gasosos (constituídos por gases diversos). Até tempos atrás, mais precisam até 2006, o Sistema Solar era composto por nove planetas, porém Plutão foi reclassificado como planeta-anão no referido ano.
Os planetas realizam movimentos em torno de si mesmos (rotação) e em torno do Sol (translação). A sua ordenação dá-se a partir do principal astro do sistema.
Quais as características dos planetas do Sistema Solar?
Os oito planetas do Sistema Solar têm características bastante específicas que remetem à sua formação e à sua constituição. A listagem abaixo apresenta todos eles e suas principais características.
MERCÚRIO
O planeta é o mais próximo do Sol, mas não é o mais quente. A sua principal característica são as elevadas temperaturas, provocadas especialmente pela sua proximidade com a estrela solar, assim como pela ausência de uma camada de gases completa, como a atmosfera terrestre. Mercúrio não apresenta satélites naturais e possui uma superfície marcada por grandes crateras.
VÊNUS
Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, sendo o segundo em ordem de classificação a partir do Sol. Ele possui características de tamanho, diâmetro e massa muito semelhantes às da Terra, mas não possui nenhum vestígio de formas de vida. Sua formação, assim como a da Terra, é composta por rochas diversas, com destaque para silicatos e basaltos.
TERRA
A Terra é o único planeta do Sistema Solar em que há presença confirmada de formas de vida. Tal fato é possível mediante questões físicas, com a disponibilidade de água e a presença de uma atmosfera bastante desenvolvida. A Terra é um planeta rochoso, formado por silicatos e basaltos, além de apresentar diversos recursos minerais. A Lua é seu único satélite natural.
MARTE
Marte é um dos planetas mais estudados atualmente pelas ciências astronômicas. Conhecido como Planeta Vermelho, possui características estruturais bastante semelhantes às da Terra. Apresenta uma superfície marcada por grandes crateras e pela ocorrência de diversos depósitos minerais.
JÚPITER
Júpiter é formado basicamente por gases e é classificado então como planeta gasoso. Sendo o maior em tamanho do Sistema Solar, é conhecido como Gigante Gasoso. Esse astro possui inúmeros satélites naturais que o orbitam, pois sua força gravitacional é muito grande e atrai diversos detritos do cinturão de asteroides que fica entre ele e Marte. Assim como os outros planetas gasosos, em Júpiter há um sistema de anéis, de pequena dimensão.
SATURNO
Saturno é particularmente conhecido por seus anéis. Ele é o segundo maior em extensão territorial e é formado predominantemente por gases. Seu complexo sistema de anéis é o mais desenvolvido entre os planetas gasosos. As temperaturas em Saturno, assim como nos outros planetas gasosos, são bastante baixas. Ele possui diversos satélites naturais.
URANO
Netuno é conhecido pelo seu característico tom azulado devido aos gases da sua atmosfera. O planeta é formado principalmente por gases, mas ainda é bastante desconhecido pela ciência. Há em Urano, assim como nos outros planetas gasosos, um sistema de anéis. Também possui diversos satélites naturais. A luminosidade solar chega de forma bastante diminuta à sua superfície.
NETUNO
Netuno é o mais distante do Sol entre todos os planetas do Sistema Solar. Sua estrutura é formada predominantemente por gases. Esse planeta possui um complexo sistema de satélites e também tem anéis que o circundam. Suas temperaturas são extremamente baixas. Também possui baixa luminosidade e é pouco conhecido pela ciência.
Plutão é um planeta?
Plutão era considerado um planeta até o ano de 2006. A partir de então, por meio de estudos astronômicos, a União Astronômica Internacional (UAI) optou por rebaixá-lo à categoria planeta-anão em razão do seu tamanho reduzido. Portanto, desde 2006, o Sistema Solar conta com apenas oito planetas.
Curiosidades sobre os planetas do Sistema Solar:
Com supervisão de Léo Lenzi, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.