O Museu de História Natural de Taubaté, inaugurado em 2 de julho de 2004, foi recentemente visitado por mim e minha família. Esse museu está na cidade de Taubaté, aqui no Vale do Paraíba. Em seu acervo, apresenta a história do mundo, desde a sua criação até os dias de hoje.
O passeio começa com a evolução dos primatas e os principais teóricos a respeito. Há uma exposição com os tipos de rochas, como por exemplo, as: vulcânicas ou magmáticas, metamórficas ou sedimentares. É possível conferir também alguns fósseis!
A exposição é organizada de forma cronológica, podemos compreender sobre o início da vida na água. Foram milhões de anos para essas criaturas começarem a se aventurar pela terra, dando origem, assim, aos primeiros répteis. No período Triássico (cerca de 208 a 245 milhões de anos atrás) esses escamosos começaram a evoluir, transformando-se nos dinossauros.
Mesmo com esses gigantes aterrorizando a terra, ainda tínhamos terror na água e nos céus, com répteis (não dinossauros) assustadoramente grandes. Fato curioso é que nos filmes da série Jurassic Park os Velociraptores são mais parecidos com lagartos, mas, na vida real, se pareceriam mais com galinhas.
A mascote do museu é um dinossauro aqui do Vale do Paraíba, por isso é chamado de Taubatherium paulacouti.
Os dinossauros tiveram um trágico final. “No final do período Cretáceo ocorreu a extinção dos dinossauros e de diversas outras espécies de animais e plantas. Existem muitas teorias sobre essa extinção em massa de organismos vivos, e uma delas é a de que certos movimentos sofridos pelos continentes provocaram mudanças nas correntes marítimas e também no clima do planeta. Isso fez a temperatura baixar, o que causou invernos mais rigorosos, consequentemente levando ao desaparecimento dos seres vivos que habitavam a Terra. Outra teoria sobre a extinção dos dinossauros, e a que é mais aceita pela comunidade científica, é a de que um asteroide com aproximadamente 10 km de diâmetro tenha atingido a superfície da Terra, gerando uma explosão semelhante a 100 trilhões de toneladas de TNT”, é o que diz o site Brasil Escola.
No MHNT vemos a evolução dos nossos antepassados até os dias de hoje, os primatas chamados de homo sapiens sapiens. Chegando à atualidade, vemos os seres que convivem conosco. É possível observar um quadro explicando o que causa a morte das aves, que são as ações humanas.
Existe também uma área com os animais que se disfarçam com camuflagem ou mimetismo. Para fechar o passeio, temos representado, alguns biomas que rendem excelente fotos.
É uma opção de passeio para se fazer com a escola ou com família, que integra conhecimento de vários componentes curriculares. Como por exemplo: biologia, a história e geografia.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.