A ideia de mestiçagem e miscigenação cultural levou o Brasil dentre cinco séculos à censura étnica, infringindo os direitos humanos dos povos originários; como consequência, a invasão de suas terras e o genocídio.
Neste âmbito, é visivelmente compreensível observar publicações de notícias sobre massacres indígenas, falta de alimentos e péssimas condições de saúde.
Dessa forma, a alternativa para inibir estes atos é o reforço das operações federais, limitando a entrada de infratores nas regiões e a destinação de mantimentos vitais.
Por outro lado, é importante ressaltar a formação identitária nativa brasileira, para que seja concretizada na cultura nacional seus valores e conhecimentos.
Dentre o que foi pautado em tese, é salutar que o Estado e a sociedade respeite os povos nativos, seus direitos a vida, a educação, a saúde e a terras, para que deste modo, o direito indígena seja resguardado.
Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.