Desde que o uso das redes sociais tornou-se parte da rotina de muitos indivíduos que possuem acesso à internet, as publicações que incluem humor (nossos "memes de cada dia") começaram a ter maior presença e até um novo nível de importância cultural.
O que são memes, qual é considerado o primeiro e qual é a relação do Brasil com eles?
“Memes” é o termo utilizado para fotos, GIFS, vídeos e outras formas de textos que incluem humor na internet. Podem envolver pessoas famosas e outras que jamais pensariam que iriam ser conhecidas, mas que com uma enorme rapidez nos compartilhamentos, "bombam" nas redes sociais.
Primeiramente, a palavra "meme" foi utilizada no meio biológico, pelo biólogo evolutivo e escritor britânico Richard Dawkins. Em 1976, em seu livro "O Gene Egoísta", ele definiu que os memes eram semelhantes aos genes, pois, segundo ele, são pequenos pedaços que possuem informações e têm como único objetivo: auto propagar-se no mundo pelos indivíduos.
De acordo com a revista VICE, o possível primeiro meme foi postado em 1921, em uma das tirinhas de uma revista chamada The Judge, da Universidade de Iowa. Foi nomeado como "O Que Você Acha que Parece vs O Que Você Realmente Parece"; ele possui semelhanças com o meme atual "Expectation vs Reality".
O Brasil é reconhecido, principalmente nas redes sociais, como um país muito sorridente e "brincalhão" por conta de suas notícias e polêmicas, e o ano de 2020 não está sendo diferente. Três dos memes nacionais mais famosos desse ano foram:
Laura Seraphim
Em maio, uma jovem TikToker, conhecida como "Morena do Tiktok", não imaginava, mas acabou viralizando ao interpretar uma personagem criada por si mesma. Atualmente seu público passa de mais de dois milhões nas redes sociais e ela continua postando conteúdos com humor para seus seguidores.
Cabeleleila Leila
Em julho, um vídeo simulando uma propaganda em que diziam "Cabeleleila Leila", criado pelo humorista Eduardo Sterblitch, teve bastante repercussão e virou um meme muito famoso. A verdadeira "Cabeleileila Leila", Leila de Paula Santos Araújo, mora em São Roque (SP) e trabalha há 21 anos nessa profissão.
Enfim a hipocrisia
O meme mais atual, "Enfim, a hiporcrisia", é constituído por ironizar ideias aparentemente contrárias de "hipocrisias" cotidianas. Essa imagem se espalhou com enorme rapidez durante esse ano, principalmente no Twitter.
Com supervisão de Nicole Almeida.
Apoio ao Talento:
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.