Alunos

Entrevista no Instituto Abepoli

Vamos aprender sobre as abelhas?

julia sabino roque

Escrito por Júlia Sabino Roque

16 MAI 2024 - 11H55

Júlia Sabino Roque

Júlia Sabino: Boa tarde, muito obrigada por me atender. Meu nome é Júlia, tenho 8 anos, sou do 3°B município de São José dos Campos.

Reginaldo: Oi Júlia! Boa tarde meu nome é Reginaldo, eu sou o Presidente do Instituto Abepoli. O Instituto Abepoli é um instituto que faz um trabalho de conservação e preservação das abelhas nativas sem ferrão tá? Então provavelmente, essas abelhas aí que você tá vendo aí nas plantinhas, aí na sua casa né, eu vi que você tem aí um manjericão, tem Alecrim, tem hortelã. Então vai atrair algumas abelhas. Principalmente as pequenininhas né, no caso as abelhas mirins.

Júlia Sabino: Reginaldo, quantos tipos de abelha existem?

Reginaldo: No mundo, são mais de 20 mil espécies de abelhas, tá? A gente tem mais de 20 mil tipos de abelhas polinizadoras. No Brasil, a gente tem em torno de 1200 espécies na natureza. Das abelhas nativas sem ferrão, o Brasil abriga praticamente, 300, vamos dizer de 400 espécies que tem no mundo. Então o Brasil é o único país no mundo que abriga 300 espécies de abelhas nativas sem ferrão, e que é de extrema importância para nossa alimentação, devido ao trabalho de polinização e também é importante para os nossos biomas, para tudo que a gente tem plantado na floresta. No Brasil inteiro é muito importante a gente cuidar das abelhinhas.

Júlia Sabino: Qual a importância das abelhas?

Reginaldo: A importância das abelhas para nossa vida é porque ela faz a polinização, e se ela não faz polinização a gente não vai ter alimento. Toda fruta que a gente come, a laranja, o morango, os legumes, o tomate, o pimentão, tudo que a gente come, 75%, 80% no mundo de tudo que a gente consome vem do trabalho de polinização da abelha. Depende do trabalho de polinização da abelha. Então a abelha é de extrema importância para nossa vida, e para nossa alimentação. Mais importante: para a natureza. Essa daí é a maior importância das abelhas para nós a abelha faz o mel, mas o mel não é o mais importante. O mais importante é o trabalho de polinização das abelhas.

Júlia Sabino: O que as abelhas comem?

Reginaldo: As abelhas se alimentam do pólen que ela coleta nas flores, e do néctar. As abelhas coletam pólen e o Néctar, que servem para alimentação delas. Depois elas fazem a "mágica" e o Néctar vira o mel. Ela também consome o mel, mas as abelhas consomem o mel, o pólen e também o Néctar. Então a abelha coleta o Néctar para fazer o mel, ela faz uma "mágica" que faz o Mel, e também coleta e se alimenta do polén das Flores. Ela consome mel e se alimenta do pólen né então é esse que é o alimento da abelha.

Júlia Sabino: Elas gostam de escuro ou não?

Reginaldo: A abelha não gosta de claridade. Quando a abelha arruma um lugar para ela morar, pra ela se abrigar, lá na natureza, ela dá preferência para o lugar que é quentinho, para ela se acomodar, não sentir frio, e tem que estar bem escurinho. Não pode entrar a claridade. Se ela ver que tem um lugar que entra a claridade que tem algum buraquinho que tá entrando claridade, ela vai lá pega a resina com própolis né que ela faz a resina, e aí ela vai lá e propoliza, ela tampa com própolis aquele buraquinho para não ficar vendo a claridade. Então abelha gosta do escurinho, e tem que ficar quentinho, ela não gosta claridade de luz do sol ou da de luz acesa. No caso à noite quando escurece a gente acende a lâmpada, então ela não gosta né. Ela gosta de lugares escuros.

Júlia Sabino: É difícil cuidar de abelhas ou é fácil?

Reginaldo: Olha, não é difícil cuidar de abelhas. Só que para cuidar das abelhas, a gente tem que estudar um pouquinho, conhecer abelha aprender com alguém que já sabe, saber como é que vai fazer para deixar ela bem acomodada, bem protegida, saber identificar: "acho que a abelha tá com fome, não tem flor lá na rua então eu vou fazer um Xaropinho (que a gente sabe fazer, e a gente serve para ela)". Então não é difícil cuidar de abelha, mas tem que saber cuidar. E antes da gente ter abelha em casa para cuidar, a gente tem que estudar tem que conhecer, aí depois a gente pode ter uma abelha. Porque daí a gente vai saber cuidar, vai saber como é que tira o mel quando a gente quiser experimentar um pouquinho do Mel. Então tem que estudar, né. Entender o que ela gosta, para a gente cuidar direitinho, para que ela fique segura, fique protegida, e esteja sempre com saúde e fazendo o trabalho dela na natureza todos os dias.

Júlia Sabino: As abelhas gostam dos seres humanos?

As abelhas gostam das pessoas. Gostam de seres humanos. Porque, da mesma forma que a gente tá na natureza, (porque a gente tá na natureza) a abelha também tá na natureza. Tudo que tá na natureza tem vida, é igual a gente. Então a gente tem que viver em harmonia com as abelhas. Tem que ser amigo das abelhas, não pode matar abelha, não pode maltratar abelha. Tem que cuidar dela direitinho. Então assim abelha ela só vai picar a gente com ferrão, se a gente tiver fazendo alguma coisa de mal para ela, se a gente fizer alguma coisa que ela não goste, ou tentar fazer alguma maldade com ela aí ela vai se defender e vai soltar o ferrãozinho dela. E aí vai doer para caramba. Então não pode não pode matar abelha, não pode mexer com abelha, mas a abelha gosta das pessoas e ela trabalha para dar alimento para gente. Então a gente tem que deixar ela na flor, lá que ela estava trabalhando para que nasça os frutos ali para a gente depois coma, se não tem fruta.

Para saber mais sobre as abelhas sem ferrão, siga o instituto Abepoli nas redes sociais: @abepoli

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por
julia sabino roque
Júlia Sabino Roque

3º ano do Ensino Fundamental I - EMEFI Jacyra Vieira Baracho - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.